Abiquim

Fabricação de produtos químicos aumenta 14,23% no 1º bimestre

Agência Estado
30/03/2012 19:39
Visualizações: 140
A fabricação de produtos químicos cresceu 14,23% no primeiro bimestre deste ano, em relação a igual período do ano anterior, e as vendas internas subiram 14,63% na mesma base de comparação, conforme o Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Segundo o RAC, os dados dos primeiros meses de 2012 em termos de produção e vendas internas são os melhores da série histórica acompanhada pela entidade.

De acordo com a Abiquim, esse comportamento se deve à base deprimida de comparação. "Em fevereiro do ano anterior houve um "apagão" de energia elétrica que atingiu o Nordeste do país e afetou significativamente a produção das empresas localizadas na região. Além disso, houve uma melhora expressiva na demanda do mercado interno nos primeiros meses do ano", diz o comunicado da entidade.

No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, os índices de produção e vendas internas tiveram uma queda, sendo que a produção recuou 0,33% e as vendas internas, 1,12%. Já as importações cresceram 18,53% no período.

No primeiro bimestre do ano, o índice de preços aumentou 6,0% em relação ao ano anterior. Nos últimos 12 meses, o índice cresceu 13,02%.

A utilização da capacidade instalada ficou em 83%, nove pontos acima da registrada nos dois primeiros meses de 2011.

"A Abiquim acredita que o segmento carece de medidas urgentes governamentais que possam caminhar na direção de elevar a competitividade do produto fabricado no Brasil. Uma das medidas pleiteadas pela associação é a adoção de critérios que visem devolver competitividade às indústrias que usam o gás natural como matéria-prima, conforme previsto pela lei do gás, divulgada em março de 2009", diz a nota da entidade. "Tal condição é essencial para fazer com que diversas unidades produtivas retomem a produção, bem como para destravar importantes investimentos em ampliação de capacidade produtiva nessa cadeia", acrescenta.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19