Redação TN Petróleo/Assessoria
A ExxonMobil Brasil aportou R$500 mil ao projeto Literatura Acessível, que busca estimular a diversidade e a inclusão socioeducional em escolas públicas. A iniciativa, apoiada pela empresa via Lei Rouanet, trabalha na inclusão da pessoa com deficiência de forma lúdica por meio da distribuição gratuita de livros e oficinas de contação de histórias.
Ao todo, sete escolas do Rio de Janeiro serão contempladas. São elas: E.M. Gandhi; E.M. Professora Ivone Nunes Ferreira; CIEP Gilberto Freyre; Pedro II - Realengo; Instituto Benjamin Constant; E.M. Ayrton Senna; e E.M. Professora Aila Saldanha do Couto.
Nos livros que compõem o Literatura Acessível, os protagonistas são crianças com e sem deficiência, ou vítimas de preconceitos sociais, que encontram no esporte, na educação e na cultura caminhos na busca por sua emancipação. Os textos são impressos em Braille e contam com pictogramas para facilitar a compreensão das crianças. No site (www.literaturaacessivel.com.br) ou aplicativo, também é possível acessar os recursos de audiodescrição e de contação das histórias em libras.
Fale Conosco
22