Rio Pipeline

Exposição da Rio Pipeline atrai público com experiência imersiva no setor de dutos e projetos inovadores

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
10/08/2023 14:34
Exposição da Rio Pipeline atrai público com experiência imersiva no setor de dutos e projetos inovadores Imagem: Divulgação Visualizações: 1323 (0) (0) (0) (0)

A Rio Pipeline 2023, que integra o calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo, oferece ao público uma área gratuita com 70 expositores. Durante a feira, o público pode conferir as inovações, tendências e estudos do setor dutoviário que vão do uso de cães na identificação de vazamentos de gases inodoros, passando por planos de infraestrutura e logística, até o uso de realidade aumentada como experiência imersiva na feira.

No espaço da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), técnicos da companhia detalhavam uma série de planos de infraestrutura e logística do setor, como o plano indicativo de gasoduto de transporte e o plano indicativo de terminais de GNL. Além disso, até o fim da Pipeline, a EPE terá feito seis palestras e exibido cinco trabalhos técnicos, além de participação em sessões especiais.

Sucesso entre os visitantes, o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) tem feito apresentações com o cão pastor belga Toruk. Ele tem roubado a cena porque, em uma iniciativa inédita no Brasil, se mostra capaz de farejar vazamentos de gases que não têm cheiro, como o metano, por exemplo. Chamada de biodetecção canina, é capaz de localizar exatamente onde estão os vazamentos – o que pode até ajudar na meta de redução de emissões de gases poluentes das companhias, e oferece uma alternativa de baixo custo e inovadora.

A sala exclusiva da Transpetro, uma área de 122m², abriga um ambiente para reuniões e outro voltado para ações de ativação de marca e espaço de convivência, com sofás, totem para carregamento de celulares e café. A empresa criou também um espaço dedicado ao podcast “Papo de Dutos”, um estúdio onde são recebidos convidados para gravação de programas sobre tecnologia na operação de dutos, agenda ESG, entre outros assuntos.

Apostando na alta tecnologia, a TAG e a TBG levaram seus centros de controle para os estandes que montaram na Pipeline. A TAG disponibilizou óculos de realidade virtual que transportavam o visitante para dentro de seu centro de controle, em uma visita com duração de três minutos. Enquanto a TBG criou uma cabine de realidade aumentada onde era possível visualizar locais como a faixa de servidão, a estação de descompressão de Paulínia e outros pontos.

Já a IEC, por exemplo, mostrou em seu espaço novidades que prometem causar grande impacto no mercado de dutos, como a linha de revestimentos a base de polisobuteno STOPAQ/ EasyQote para dutos e tubulações aéreos, enterrados e submersos e para tanques de armazenamento. De acordo com a IEC, esses revestimentos têm alta eficiência, grande facilidade de aplicação com simples preparação de superfície e propriedades de auto-cicatrização.

Além da exposição, a Rio Pipeline, que termina nesta quinta-feira, dia 10, conta com cinco CEO Talks, quatro plenárias, 12 sessões especiais, três workshops, 212 trabalhos técnicos de 15 países diferentes, 14 trabalhos e palestras convidadas e mais de 90 horas de palestras e conteúdo técnico oferecido ao público inscrito.

 

                                                      

                              

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22