Comercio Exterior

Exportações de petróleo da Petrobras caem 3% no 2º tri, com estatal repondo estoques

Udop, 29/07/2019
29/07/2019 11:39
Visualizações: 392

As exportações de petróleo da Petrobras caíram 3% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2018, para 416 mil barris por dia (bpd), em meio a necessidade da empresa de repor estoques, devido a uma menor produção nos primeiros três meses do ano, informou a petroleira nesta sexta-feira.

Na comparação com o primeiro trimestre, houve uma queda nas exportações de petróleo ainda maior, de 15,8%.

Já as importações de petróleo cresceram 5% no segundo trimestre, ante um ano antes, e avançaram 5,6% na comparação com os três primeiros meses do ano, para 189 mil bpd, em função de aumento de vendas e da atratividade econômica no processamento de óleos leves e condensados, informou a empresa.

Dentre os derivados, a Petrobras elevou as importações de diesel em 2% ante o mesmo período do ano passado, mas reduziu em 27% em relação aos três primeiros meses do ano, devido a um aumento de produção no segundo trimestre.

"Esse aumento de produção (de diesel) foi viabilizado por otimização das operações e maior demanda no mercado brasileiro", disse a Petrobras em seu primeiro relatório trimestral de produção e vendas.

Já as importações de gasolina somaram 36 mil bpd no segundo trimestre, mais de 5 vezes maior que um ano antes e alta de 44% em relação ao primeiro trimestre.

A empresa também apontou uma alta nas exportações de bunker (combustível náutico) e óleo combustível devido ao aquecimento do mercado externo pelas expectativas geradas em função da alteração de especificação de combustível marítimo pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

A nova especificação prevê uma redução do teor de enxofre do combustível de 3,5% para 0,5%.

"Em relação à nova especificação de 0,5% de enxofre, testes de produção realizados nas refinarias já somam cerca de 30 mil bpd de bunker que atendem às exigências do IMO nos últimos meses e atingiram o patamar superior ao programado inicialmente", disse a Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.