Comércio exterior

Exportações brasileiras do agro registram crescimento de 7%

Redação/Datagro
12/02/2019 20:49
Exportações brasileiras do agro registram crescimento de 7%  Imagem: Divulgação Visualizações: 286 (0) (0) (0) (0)

As exportações do agronegócio registraram resultados positivos no início deste ano. No último mês, as vendas do segmento somaram US$ 6,63 bilhões, alta de 7,4% sobre o faturamento registrado no mesmo mês do ano passado. Nos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2018 e janeiro último, o resultado chegou a US$ 102,14 bilhões, também alta de 6% em comparação com igual intervalo do ano passado.

Segundo a Secretaria do Comércio e de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura as maiores altas nas vendas foram observadas no complexo soja, com 40,3% de participação; carnes, com 14,2%; produtos florestais, com 14,1%; complexo sucroalcooleiro, com 7%; e cereais, farinhas e preparações, com 5%.

De acordo com a secretaria, esses produtos que representaram 79,1% do total exportado pelo setor do agro entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018, agora passaram a representar 80,8%. O aumento da concentração se deve à expansão das vendas do complexo soja e de produtos florestais, especialmente farelo de soja e em grão e celulose.

As exportações do complexo soja aumentaram de US$ 31,79 bilhões para US$ 41,20 bilhões (+29,6%), com incremento de 22,1% no quantum comercializado, além de alta na cotação média dos produtos do setor à taxa de 6,2%.

Metade para Ásia

A Ásia segue como principal destino dos produtos brasileiros do agro. As vendas para o continente atingiram US$ 52,33 bilhões, 17,8% a mais em comparação com o período entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018 (US$ 44,43 bilhões). A participação da região passou de 46,1% para 51,2%.

Nos países, a China segue como principal parceiro comercial do agro brasileiro, com compras de US$ 35,96 bilhões, respondendo por 69% das exportações do setor para a Ásia. Em relação ao período anterior, houve expansão de 34% no valor exportado. Para os Estados Unidos, segundo principal destino, as vendas diminuíram de US$ 6,79 bilhões para US$ 6,74 bilhões (-0,6%).

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