Paraná

Exportação de milho por Paranaguá dispara no primeiro bimestre

As exportações de milho pelo porto de Paranaguá, no Paraná, continuam aquecidas e já superaram 1 milhão de toneladas desde o início do ano. Conforme a administradora do porto (APPA), no mesmo período de 2012 os embarques somaram 340 mil tonelad

Valor Econômico
07/03/2013 09:57
Exportação de milho por Paranaguá dispara no primeiro bimestre Visualizações: 1005 (0) (0) (0) (0)
As exportações de milho pelo porto de Paranaguá, no Paraná, continuam aquecidas e já superaram 1 milhão de toneladas desde o início do ano. Conforme a administradora do porto (APPA), no mesmo período de 2012 os embarques somaram 340 mil toneladas. Segundo a APPA, passaram 44,4 mil caminhões pelo pátio de triagem do porto no primeiro bimestre, 13,7 mil deles carregados com o cereal. Em igual intervalo do ano passado, o total de caminhões chegou a 44 mil, mas apenas 4,5 mil com milho.
 

“Este está sendo um ano bem atípico, uma novidade para o milho”, afirma Juliana Tieme Yagushi, engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná, em comunicado divulgado pela APPA.
 

Para suportar o crescimento do movimento com milho, a APPA informou que precisou adotar medidas para facilitar o escoamento. “Não está sendo autorizada a atracação de navio com parcial de carga, até que termine os navios de milho. Nas reuniões de atracação, são chamados os quatros primeiros navios de soja programados. Caso nenhum consiga fechar a carga, entra o próximo de milho. Essas ações são transitórias e visam agilizar o embarque de milho para receber a soja, que está vindo com tudo”, diz Luiz Henrique Dividino, superintendente da APPA, no mesmo comunicado.
 

No primeiro bimestre, as exportações de soja em grão por Paranaguá chegaram a 517 mil toneladas, enquanto os embarques de farelo de soja atingiram 556 mil. De acordo com a APPA, no corredor de exportação de Paranaguá há em estoque 535,2 mil toneladas do complexo soja (inclui grão, farelo e óleo) e 59 navios aguardam para carregar mais de 3 milhões de toneladas desses produtos. “Ou seja, quase 70% dos navios que aguardam para atracar e receber soja em Paranaguá, ainda não tem disponibilidade do produto”.
 

Além dos berços do corredor de exportação, a APPA informou que o berço 206 também está sendo ocupado pelo milho. A oferta do cereal está elevada tanto em razão da grande colheita da segunda safra da temporada 2011/12 quanto do início do escoamento da atual safra de verão 2012/13.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Com 6,36 milhões de m³ por dia em abril, produção de gás...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
PPSA
10 empresas são habilitadas para disputar 74,5 milhões d...
18/06/25
Margem Equatorial
Bônus de assinatura somando R$ 989 milhões e R$ 1,45 bil...
17/06/25
Oferta Permanente
Shell Brasil adquire quatro blocos offshore em leilão da ANP
17/06/25
Eólica Offshore
Primeiro projeto piloto de energia eólica offshore flutu...
16/06/25
Firjan
Em edição comemorativa de 10 anos, publicação da Federaç...
13/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
ANP
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Homenagem
Presidente da PortosRio recebe título de Cidadão Honorár...
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste reduz em quase 80% as emissões de gases de...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Perfil Empresa
Geogin: Tecnologia e Especialização a Serviço da Gestão ...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
No próximo dia 03/06 acontece o evento de lançamento do ...
30/05/25
Investimentos
Transpetro lança licitação para entrada no segmento de o...
30/05/25
Pré-Sal
FPSOs da MODEC impulsionam produção de petróleo e gás, s...
30/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22