<P> A auto-suficiência na produção de petróleo só foi possível com o desenvolvimento da tecnologia em exploração de petróleo em águas profundas pela Petrobras, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo L...
Redação A auto-suficiência na produção de petróleo só foi possível com o desenvolvimento da tecnologia em exploração de petróleo em águas profundas pela Petrobras, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima.
A guinada veio, segundo Lima, com o direcionamento das pesquisas e dos recursos para exploração em águas profundas, que garantem atualmente 80% da produção nacional a partir da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
- A descoberta das jazidas petrolíferas da Bacia de Campos mudou a história do petróleo no Brasil. Foram descobertos campos como os de Roncador e Marlim, ambos com bitola de Oriente Médio. Com uma performance muito acima das existentes. Foi quando começamos a alimentar a idéia da auto-suficiência -, conta o diretor-geral da ANP.
Haroldo Lima destacou a excelência mundial da Petrobras na exploração de poços com até 2.700 metros de lâmina de água (da superfície do oceano ao fundo), e a possibilidade de que a empresa possa vir a explorar jazidas em profundidades ainda maiores.
Fale Conosco