Rio Pipeline 2009

Evento da indústria dutoviária mundial começa amanhã no Rio

A sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo, começa amanhã. O evento que será realizado até esta quinta-feira (24), terá o tema “Pré-sal: O Impacto no Transporte por Dutos&

Redação/ Maria Fernanda Romero
21/09/2009 09:05
Visualizações: 468

A sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo, começa amanhã. O evento que será realizado até esta quinta-feira (24), terá o tema “Pré-sal: O Impacto no Transporte por Dutos”. Já o painel de encerramento do evento tratará do “Futuro da Indústria Mundial de Dutos”. O painel contará com especialistas da China, Arábia Saudita, Turquia, Estados Unidos e Canadá.

A expectativa em relação aos grandes reservatórios de hidrocarbonetos no país provocou o tema central do painel de abertura da Rio Pipeline 2009. O Brasil tem tradição, competência e experiência no escoamento submarino, praticado no país na Bacia de Campos. Segundo o presidente do Comitê Técnico da Rio Pipeline 2009, Lino Francisco Rodrigues Moreira, tudo isto pode ser aproveitado na produção do pré-sal, que veio trazer novos números também no transporte dutoviário. “Tem todo um mundo para acontecer no pré-sal”, afirma ele com otimismo.

“A proposta da Rio Pipeline é trazer o que há de mais novo em todas as áreas no transporte por dutos através da visão de especialistas do mundo inteiro”, conta o presidente do Comitê Técnico da Conferência.

O evento terá também uma exposição, com a participação de fornecedores de serviços e equipamentos do setor, inovações técnicas e novas aplicações na área dutoviária. Além das tradicionais sessões técnicas e painéis, a sétima edição do evento terá como novidade os fóruns de debates sobre temas específicos que vão ser liderados por profissionais da área.

Dentro eles, na quarta-feira (23), o fórum 3, será promovido pela Revista TN Petróleo em parceria com o CTDUT. Com o tema "Desafios na construção e montagem de dutos terrestres", o fórum irá apresentar casos de sucesso em C & M de dutos e indicar os novos procedimentos/tecnologias na C & M de dutos, com maior produtividade, segurança e responsabilidade social/ambiental.

Trabalhos técnicos

Durante a Rio Pipeline serão apresentados 242 trabalhos técnicos que foram enviados por 24 países. Como nas últimas edições da conferência, o trabalho técnico, apresentado durante a Rio PIpeline 2009, considerado de maior contribuição para o setor pelo Comitê Técnico, será premiado com o Calgary Award. Depois, vai ser incluído na programação da International Pipeline Conference 2010 (IPC), que acontece a cada dois anos no Canadá, intercalada com a Rio Pipeline. Todos os trabalhos aprovados para apresentação na Conferência Rio Pipeline também concorrerão a Menção Honrosa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23