Cessão Onerosa

Eunício quer recursos do pré-sal para gasodutos, Estados e municípios em troca de cessão, diz fonte

Reuters, 29/11/2018
29/11/2018 11:32
Visualizações: 428 (0) (0) (0) (0)

Divulgação

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), alinhava a aprovação pelo Congresso de direcionamento de parte do fundo social do pré-sal para Estados e municípios e para expansão de gasodutos, no âmbito das negociações para destravar a votação do projeto da cessão onerosa, afirmou uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Hoje 100 por cento dos recursos do fundo social do pré-sal, obtidos com a venda do petróleo da União, são destinados à saúde e educação. Pelo texto, essa fatia cairia para 50 por cento. Outros 30 por cento iriam para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os 20 por cento restantes para o Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção (Brasduto).

“Presidente Eunício, em troca da cessão onerosa, está colocando alguns ‘preços’”, afirmou a fonte, que falou em condição de anonimato. “Um deles é mudar essa lei (de direcionamento de recursos do fundo social do pré-sal)”.

O assunto consta em projeto de lei apresentado mais cedo neste mês pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que foi eleito governador de Goiás.

As tentativas de direcionar mais recursos aos entes regionais vêm num momento em que muitos deles enfrentam fortes restrições fiscais, acossados por uma pesada folha de pagamento para o funcionalismo.

A proposta também cria o chamado Brasduto para “expansão do sistema de gasodutos de transporte de gás natural e das instalações de regaseificação complementares para atendimento do Distrito Federal e de capitais de Estados ainda não servidas por gasoduto e expansão dos gasodutos de escoamento e das instalações de processamento do gás natural do pré-sal”.

Na prática, um comitê gestor do Brasduto, que seria instituído pelo Executivo, definiria os empreendimentos que teriam prioridade na utilização dos recursos do fundo.

A Câmara dos Deputados aprovou na véspera requerimento de urgência para votação do projeto em plenário.

Segundo a mesma fonte, outro ponto que estaria sendo colocado por Eunício na mesa em troca do avanço da cessão onerosa seria um projeto de autoria própria que estende para 2023 benefícios fiscais originalmente destinados a empresas das áreas das Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam) e que acabariam neste ano.

Além de promover a prorrogação, o texto de Eunício inclui projetos na área da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) entre os passíveis de serem beneficiados.

Segundo a fonte, a proposta como está teria um impacto fiscal de 9 a 10 bilhões de reais ao ano para a União.

Procurado via assessoria de imprensa, Eunício não se manifestou imediatamente.

Imbróglio

Mais cedo nesta quarta-feira, o presidente do Senado afirmou que ainda não há entendimento para a votação do projeto da chamada cessão onerosa, que abriria espaço para um leilão do excedente da cessão onerosa que poderia arrecadar até 130 bilhões de reais, segundo Eunício disse anteriormente.

Integrantes do atual e do futuro governo discutem uma maneira de dividir parcela dos recursos a serem obtidos com a aprovação do projeto entre Estados e municípios. Segundo Eunício, ainda há resistências por parte do governo atual, por entender que a medida poderia ferir o chamado teto de gastos.

A discussão ocorre porque os recursos obtidos com o leilão seriam considerados receitas patrimoniais, regulamentadas pelo teto de gastos, e não royalties. A regra do teto limita as despesas de um ano ao gasto do ano anterior, acrescido da inflação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana no vermelho
07/10/24
ROG.e 2024
BRAVA Energia investe em tecnologia para aumentar a prod...
04/10/24
Evento
Naturgy debate as perspectivas do biometano e do gás nat...
04/10/24
Parceria
Petrobras e Itaipu discutem parceria na área de inovação...
04/10/24
ROG.e 2024
Indovinya anuncia seis lançamentos durante a ROG.e 2024
03/10/24
Baía de Guanabara
Ipiranga anuncia expansão da operação de comercialização...
03/10/24
Amcham
Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de meta...
03/10/24
Combustíveis
Preço do diesel se mantém estável em setembro e encerra ...
03/10/24
Pessoas
Vilson Rigon é o novo presidente da Techint E&C Brasil
02/10/24
Segurança
Plataformas de petróleo offshore: nova tecnologia aument...
02/10/24
Biometano
Expansão da produção de biometano pode gerar 20 mil empr...
02/10/24
Drilling
Após 28 dias de manutenção programada em dique seco, Nor...
02/10/24
Oportunidade
ALE Combustíveis contrata profissionais e estagiários em...
02/10/24
Internacional
Petrobras poderá participar no bloco Deep Western Orange...
02/10/24
ANP
Mercado de lubrificantes: ANP divulga nova tabela com có...
02/10/24
ROG.e 2024
Merax se destaca na ROG.e 2024: Uma vitrine global para ...
01/10/24
Negócio
bp conclui aquisição da propriedade total da BP Bunge Bi...
01/10/24
ANP
Com 4,345 milhões de boe/d, produção de agosto superou a...
01/10/24
Resultado
Posidonia Alcança marcos importantes com novos contratos...
01/10/24
Parceria
CBMM inicia teste de uso de BioGLP em parceria com Ultra...
01/10/24
Seminário
Seminário promovido pela Austral Seguradora discute o pa...
01/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20