Comércio Exterior

EUA podem não renovar benefício à exportação do Brasil

O representante de Comércio dos Estados Unidos, embaixador Ron Kirk, afirmou hoje que o Sistema Geral de Preferências (SGP), que dá tratamento especial a cerca de 15% das exportações brasileiras para os EUA, não pode ser renovado indefinidamente. A posi&ccedi

Agência Estado
17/09/2009 10:42
Visualizações: 823

O representante de Comércio dos Estados Unidos, embaixador Ron Kirk, afirmou hoje que o Sistema Geral de Preferências (SGP), que dá tratamento especial a cerca de 15% das exportações brasileiras para os EUA, não pode ser renovado indefinidamente. A posição foi apresentada durante encontro do representante do governo Barak Obama com diretores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Segundo o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, a entidade defendeu a necessidade da renovação do sistema. "O que o embaixador disse foi que isso não pode ser uma muleta permanente nem algo vitalício", relatou Monteiro. "Passamos uma mensagem clara de que o Brasil quer a renovação do sistema, porque nós não temos um acordo de livre comércio com os EUA", disse.

A renovação do Sistema Geral de Preferências vem sendo discutida pelo Congresso norte-americano, onde alguns parlamentares defendem a exclusão de países como Brasil e Índia, que atualmente são vistos como nações que já alcançaram um determinado nível de desenvolvimento que justificaria o fim dos benefícios.

Apesar da posição expressa no encontro, o embaixador não quis manifestar sua opinião sobre o que o Congresso dos EUA definirá a respeito do tema. O diretor executivo da CNI, José Augusto Fernandes, que também participou do encontro, disse acreditar que o Brasil pode se beneficiar de uma renovação do SGP no fim deste ano. Isso seria possível em razão do volume excessivo de questões que estão sendo tratadas neste momento pelo Congresso norte-americano. Na avaliação de Fernandes, a pauta sobrecarregada do Congresso dos EUA poderia impedir a votação, mas, como a renovação atual do contrato é obrigatória, ela aconteceria automaticamente no fim deste ano, por um período de mais seis meses.

Além desse tema, Kirk e os diretores da CNI discutiram a possibilidade de parceria entre os dois países na produção de etanol, acordos para evitar bitributação no comércio bilateral e a retomada do debate sobre acordos de proteção e promoção de investimentos. A polêmica envolvendo a questão do algodão não foi tratada durante o encontro. No fim de agosto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a impor retaliações comerciais aos EUA por causa dos subsídios do governo norte-americano aos produtores de algodão.

Na avaliação de Monteiro Neto, Kirk tem um perfil "pragmático" e está disposto a impulsionar o comércio entre os dois países. O embaixador tem encontro com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, às 14 horas, no Itamaraty. Depois, os dois darão entrevista coletiva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.