Internacional

EUA impõem sanções a petrolífera venezuelana

Os Estados Unidos anunciaram ontem (24) a imposição de sanções contra sete entidades estrangeiras, entre elas a petrolífera estatal Petróleos de Venezuela S. A. (PDVSA), pelas relações comerciais que mantêm com o Irã.

Redação/ Agências
25/05/2011 13:24
Visualizações: 665
Os Estados Unidos anunciaram ontem (24) a imposição de sanções contra sete entidades estrangeiras, entre elas a petrolífera estatal Petróleos de Venezuela S. A. (PDVSA), pelas relações comerciais que mantêm com o Irã.


Com as sanções, a PDVSA não poderá participar de nenhum contrato direto com o governo americano, nem ter acesso a programa de financiamento ou tecnologia americanos. No entanto, a estatal poderá continuar vendendo petróleo aos EUA e vender refinados por meio de sua filiar CITGO, disse o subsecretário de Estado James Steinberg.


Cerca de 10% das importações americanas de petróleo proveem da Venezuela, seu quinto maior exportador mundial com 1 milhão de barris diários, segundo dados oficiais.


A Venezuela manifestou ontem seu profundo repúdio pela sanção "hostil" dos EUA à PDVSA e indicou que avaliará o impacto da medida sobre o fornecimento de petróleo a esse país, declarou o chanceler Nicolás Maduro. Por meio de sua conta na rede social Twitter, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, um estreito aliado do governo iraniano, criticou as sanções americanas. "Sanções contra a pátria de (Simon) Bolívar? Impostas pelo governo imperialista gringo? Pois, boas-vindas Mr. Obama! Não esqueça que somos os filhos de Bolívar", declarou Chávez.


Washington também impôs sanções contra outras 16 entidades e indivíduos estrangeiros, entre elas empresas da China e de outros países por suas relações comerciais com Irã, Síria e Coreia do Norte, vinculadas à produção de armas de destruição em massa ou de mísseis.


A PDVSA entregou ao menos duas cargas de produtos refinados de petróleo no valor de US$ 50 milhões ao Irã entre dezembro e março, informou o Departamento de Estado. Outra empresa venezuelana, a Companhia de Indústrias Militares de Venezuela, já foi sancionada em 2008.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23