Venezuela

EUA cogitam sanções contra petróleo da Venezuela para pressionar Maduro

Reuters, 01/03/2018
01/03/2018 19:48
Visualizações: 133 (0) (0) (0) (0)

O governo dos Estados Unidos está cogitando impor sanções contra uma empresa de serviços petrolíferos da Venezuela comandada pelos militares e restringir a cobertura de segurança para carregamentos de petróleo venezuelano para aumentar a pressão sobre o presidente Nicolás Maduro, disse uma autoridade dos EUA na quarta-feira.

Como Maduro concorrerá a um novo mandato em uma eleição de abril que Washington e seus aliados rejeitam por verem como uma fraude, os EUA estão estudando sanções que mirariam o crucial setor petrolífero para além do que já foi feito, disse a autoridade à Reuters. Algumas medidas podem ser adotadas antes da votação e outras podem ser impostas posteriormente.

O funcionário, que está a par das deliberações internas de Washington sobre a política para a Venezuela e falou sob condição de anonimato, não descartou uma futura proibição total a carregamentos de petróleo venezuelano para os EUA, o que representaria uma das sanções mais duras ligadas à commodity.

"Acho (que causaria) um choque bem forte no mercado de petróleo no curto prazo", afirmou a autoridade.

O funcionário enfatizou que nenhuma decisão foi tomada e que qualquer ação norte-americana levará em consideração o dano em potencial aos venezuelanos comuns, já sofrendo com uma escassez de alimentos e uma hiperinflação, e aos vizinhos do país, além do impacto para a indústria petrolífera dos EUA e os consumidores norte-americanos.

A Venezuela foi a quarta maior fornecedora de petróleo aos EUA em 2017, de acordo com a Agência de Informações sobre Energia, mas no ano passado suas vendas de petróleo para os EUA foram as mais baixas desde 1991, segundo dados de fluxo comercial da Thomson Reuters.

"Sanções ao petróleo não são adotadas levianamente", disse a autoridade. "Esta seria uma escalada bem forte na política dos EUA, seja uma sanção completa ao petróleo ou fatias de salame de medidas graduais diferentes".

O governo dos EUA também estuda sanções contra outras figuras políticas e militares de alto escalão da Venezuela, como Diosdado Cabello, o número dois do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), segundo a autoridade.

Especialistas afirmam que sanções individuais têm tido pouco ou nenhum efeito sobre as políticas de governo da Venezuela. O próprio Maduro, sancionado no ano passado, desdenha constantemente da desaprovação de Washington e culpa o "império" norte-americano pelos problemas econômicos de sua nação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Com 5,4 milhões de m³/d, consumo de gás natural no Amazo...
04/02/25
Gás Natural
Infraestrutura está diretamente ligada ao crescimento do...
04/02/25
Diesel
Preço médio do diesel comum tem alta de 0,48% em janeiro...
03/02/25
Santa Catarina
Até 2030 serão investidos R$ 873 milhões na expansão do ...
03/02/25
Resultado
Com 4,322 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás e...
03/02/25
Firjan
Lançamento do Perspectivas do Gás 2024-2025 destaca a im...
03/02/25
GNL
Perfin Infra anuncia investimento na VirtuGNL, e aposta ...
03/02/25
Petrobras
A partir de amanhã o diesel passa custar R$ 3,72 por lit...
31/01/25
Apoio Marítimo
Efen, Wilson Sons, Porto do Açu e Vast serão pioneiras n...
31/01/25
Gás Natural
Algás e Arsal discutem demandas do gás natural em Alagoas
31/01/25
Gás Natural
Tarifas de gás natural terão redução em fevereiro
30/01/25
Energia Solar
Schulz S.A. firma parceria com Elera Renováveis na modal...
30/01/25
Petrobras
Reservas Provadas em 2024 ficam em 11,4 bilhões de barri...
30/01/25
IBP
UnIBP e IBP promovem a primeira edição do "Elas movem a ...
30/01/25
Bioplástico
Pesquisadores brasileiros encontram bactéria capaz de tr...
30/01/25
Gasmig
Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental d...
30/01/25
Oportunidade
Programa de Desenvolvimento Offshore (PDO) da Foresea di...
30/01/25
Firjan
Rio de Janeiro representa 74% da produção de gás natural...
30/01/25
Etanol de milho
Em 2024, o Brasil produziu 7,7 bilhões de litros de etan...
29/01/25
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia anunciam a conclusão do contrato ...
29/01/25
Rio de Janeiro
Amanhã (30/01) na Casa Firjan em Botafogo: lançamento do...
29/01/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.