Venezuela

EUA cogitam impor sanções sobre setor de petróleo da Venezuela, dizem fontes

Reuters, 31/07/2017
31/07/2017 13:01
Visualizações: 199 (0) (0) (0) (0)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cogitando impor sanções ao vital setor de petróleo da Venezuela em resposta à votação da Assembleia Constituinte no domingo, que Washington denunciou como uma "fraude", disseram autoridades norte-americanas.

As medidas, que podem ser anunciadas já nesta segunda-feira, não devem incluir uma proibição ao envio de petróleo venezuelano aos EUA --uma das opções mais extremas--, mas podem bloquear a venda do petróleo norte-americano mais leve que a Venezuela mistura com seu petróleo mais pesado e depois exporta, disseram os funcionários à Reuters.

Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, as autoridades, que falaram sob condição de anonimato, afirmaram que os EUA também podem visar outras autoridades venezuelanas de primeiro escalão, mas o momento de adoção de qualquer nova sanção após as medidas impostas a 13 figuras do país na semana passada continua incerto.

Outras opções ainda estão em estudo, disseram as fontes, entre elas várias medidas para restringir o acesso do governo de Caracas e da estatal petroleira PDVSA ao sistema bancário dos EUA.

Mas não ficou claro se o governo norte-americano está pronto para aplicar tais ações ou se, ao invés disso, irá reservá-las para o caso de considerar necessária uma nova escalada na esteira da votação venezuelana, que foi amplamente boicotada e desencadeou protestos com mortes. Washington concordou com a visão da oposição venezuelana, segundo a qual a consulta pretende consolidar uma ditadura.

A nova rodada de sanções pretende cumprir a ameaça de Trump de usar "ações econômicas fortes e rápidas" caso o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, levasse adiante a instauração da Assembleia Constituinte, relataram os funcionários dos EUA.

Mas a resposta dos EUA, que se esperava ser a mais dura até hoje ao governo de esquerda de Maduro desde que Trump tomou posse, também está sendo calibrada para não piorar o sofrimento do povo da Venezuela ou prejudicar seriamente os interesses econômicos norte-americanos, segundo as fontes.

A Casa Branca não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Os EUA são os maiores consumidores do petróleo venezuelano, e quaisquer sanções de peso contra seu setor energético privariam o governo de Maduro, já carente de dinheiro, da moeda forte de que necessita.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.