Consumo consciente

Etiquetas identificarão veículos mais eficientes no consumo de combustível

Em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet), criado pela Petrobras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, cujo objetivo é promov

Agência Petrobras
10/11/2008 11:50
Etiquetas identificarão veículos mais eficientes no consumo de combustível Visualizações: 121

Em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet), implementado pela Petrobras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, cujo objetivo é promover a eficiência energética dos veículos leves. 

 

Com este programa, cujo lançamento aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, a partir de abril de 2009 o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível na hora da compra de automóveis. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) será afixada pelas montadoras nos seus modelos.

 

Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). A etiqueta permite que o consumidor compare modelos semelhantes de automóveis para escolher o que apresenta maior eficiência energética.

 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

 

O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia, implementado pela Petrobras. Sua missão é desenvolver ações que promovam uma cultura contra o desperdício e estimular o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para fogões e aquecedores de água a gás natural.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13