Consumo consciente

Etiquetas identificarão veículos mais eficientes no consumo de combustível

Em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet), criado pela Petrobras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, cujo objetivo é promov

Agência Petrobras
10/11/2008 09:50
Etiquetas identificarão veículos mais eficientes no consumo de combustível Visualizações: 1007

Em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet), implementado pela Petrobras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, cujo objetivo é promover a eficiência energética dos veículos leves. 

 

Com este programa, cujo lançamento aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, a partir de abril de 2009 o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível na hora da compra de automóveis. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) será afixada pelas montadoras nos seus modelos.

 

Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). A etiqueta permite que o consumidor compare modelos semelhantes de automóveis para escolher o que apresenta maior eficiência energética.

 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

 

O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia, implementado pela Petrobras. Sua missão é desenvolver ações que promovam uma cultura contra o desperdício e estimular o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para fogões e aquecedores de água a gás natural.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.