Empresas

ETH obtém certificação Bonsucro para acesso ao mercado europeu

O volume de cana certificado é de 1,9 milhão de toneladas da Unidade Conquista do Pontal, localizada no município de Mirante do Paranapanema (SP). A unidade é a primeira greenfield certificada pela Bonsucro e está em operação há apenas 2 anos.

Redação
13/12/2011 17:39
Visualizações: 296
A ETH Bioenergia obteve hoje (13) a certificação internacional Bonsucro, que atesta práticas sustentáveis e permite a exportação de derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e Ásia. O volume de cana certificado é de 1,9 milhão de toneladas da Unidade Conquista do Pontal, greenfield localizada no município de Mirante do Paranapanema (SP). Esta é a primeira unidade greenfield certificada pela Bonsucro e está apenas 2 anos em operação.

A ETH Bioenergia foi criada em 2007 pela Organização Odebrecht com a visão de se tornar líder na produção de bioenergia com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. “A estratégia da ETH sempre considerou a competitividade e sustentabilidade como pilares do negócio e a certificação Bonsucro é o reconhecimento de que estamos implementando um modelo de negócios diferenciado no setor de bioenergia no Brasil”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia. “É um orgulho recebermos este selo. Ele atesta que estamos fazendo a coisa certa. A meta é certificar todas as Unidades da ETH até o final da safra 2012/2013”.

A certificação Bonsucro, que até 2010 se chamava BSI (Better Sugarcane Initiative), é a única que exige ao mesmo tempo o cumprimento das leis, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além de produtividade e melhoramento contínuo dos processos produtivos. Em julho deste ano, tornou-se exigência obrigatória para as importações de etanol e açúcar no mercado europeu. O selo vale nos 27 países membros da União Europeia, que precisam elevar consideravelmente o consumo de biocombustíveis até 2020, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa e o impacto nas mudanças do clima.

Desde Junho, a ETH já possui a certificação RFS2 - Renewable Fuel Standard em cinco Unidades Industriais (Conquista do Pontal, Alcídia, Eldorado, Santa Luzia e Rio Claro). Esta certificação atende aos padrões americanos para controle da entrada de biocombustíveis nos EUA.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.