Empresas

ETH obtém certificação Bonsucro para acesso ao mercado europeu

O volume de cana certificado é de 1,9 milhão de toneladas da Unidade Conquista do Pontal, localizada no município de Mirante do Paranapanema (SP). A unidade é a primeira greenfield certificada pela Bonsucro e está em operação há apenas 2 anos.

Redação
13/12/2011 17:39
Visualizações: 342
A ETH Bioenergia obteve hoje (13) a certificação internacional Bonsucro, que atesta práticas sustentáveis e permite a exportação de derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e Ásia. O volume de cana certificado é de 1,9 milhão de toneladas da Unidade Conquista do Pontal, greenfield localizada no município de Mirante do Paranapanema (SP). Esta é a primeira unidade greenfield certificada pela Bonsucro e está apenas 2 anos em operação.

A ETH Bioenergia foi criada em 2007 pela Organização Odebrecht com a visão de se tornar líder na produção de bioenergia com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. “A estratégia da ETH sempre considerou a competitividade e sustentabilidade como pilares do negócio e a certificação Bonsucro é o reconhecimento de que estamos implementando um modelo de negócios diferenciado no setor de bioenergia no Brasil”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia. “É um orgulho recebermos este selo. Ele atesta que estamos fazendo a coisa certa. A meta é certificar todas as Unidades da ETH até o final da safra 2012/2013”.

A certificação Bonsucro, que até 2010 se chamava BSI (Better Sugarcane Initiative), é a única que exige ao mesmo tempo o cumprimento das leis, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além de produtividade e melhoramento contínuo dos processos produtivos. Em julho deste ano, tornou-se exigência obrigatória para as importações de etanol e açúcar no mercado europeu. O selo vale nos 27 países membros da União Europeia, que precisam elevar consideravelmente o consumo de biocombustíveis até 2020, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa e o impacto nas mudanças do clima.

Desde Junho, a ETH já possui a certificação RFS2 - Renewable Fuel Standard em cinco Unidades Industriais (Conquista do Pontal, Alcídia, Eldorado, Santa Luzia e Rio Claro). Esta certificação atende aos padrões americanos para controle da entrada de biocombustíveis nos EUA.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23