Álcool

Etanol será commodity global, prevê Goldemberg

Valor Econômico
07/04/2006 00:00
Visualizações: 335

Os investimentos que a França está fazendo em usinas para produzir etanol tendem a favorecer o Brasil, na opinião de um especialista em energia, o professor Jose Goldemberg, secretário de Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo. Para Goldemberg, essas novas plantas ajudarão a dar visibilidade e credibilidade ao etanol, acelerando a sua transformação, de subproduto da cana em commodity com mercado internacional.

Em um painel sobre bicombustíveis e a segurança energética da América Latina, no Fórum Econômico Mundial, Goldemberg apresentou um estudo indicando que se houvesse uma substituição de 10% da gasolina utilizada mundialmente pelo etanol, seriam necessários apenas 9 milhões de hectares a mais no mundo cultivados com cana-de-açúcar. Atualmente, existem 20 milhões de hectares plantados e, portanto, esse aumento seria facilmente obtido dentro de um período de cinco ou dez anos, nas projeções de Goldemberg.

"Não se trata de um sonho, é algo perfeitamente viável", afirmou. O Brasil tem cerca de 5 milhões de hectares plantados com cana.

Empresas francesas de açúcar estão investindo 1 bilhão de euros para produzir álcool, segundo informações do sindicato de produtores daquele país, divulgadas ontem pelo Valor. Atualmente, a produção européia de etanol chega a 2,5 bilhões de litros por safra. Mas uma verdadeira revolução está ocorrendo no continente, ao mesmo tempo em que a Comissão Européia aumenta a pressão para limitar a entrada do etanol brasileiro naquele mercado.

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, exaltaram, durante pronunciamentos no fórum, o papel do Brasil como disseminador da tecnologia para suprir os carros do planeta com um combustível limpo.

Furlan afirmou que a América Latina está bem posicionada para tornar-se líder mundial em bicombustíveis e na produção de energias renováveis. Ele contou que está de viagem marcada para o Japão esta semana para discutir iniciativas na área de bicombustíveis. "Pode haver possibilidade de joint ventures", afirmou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.