Oportunidade

Etanol: pesquisa na Unicamp tem oportunidade para pós-doutorado

Redação/Assessoria Fapesp
28/11/2017 12:06
Visualizações: 436

O Laboratório de Otimização, Projetos e Controle Avançado da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp está com uma vaga de pós-doutorado disponível para o Projeto Temático “Desenvolvimento integrado de biorrefinaria e planta de bioetanol de cana-de-açúcar com emissão zero de CO2: rotas para converter recursos renováveis em bioprodutos e bioeletricidade”. Os interessados devem se inscrever até 1º de dezembro de 2017.

O projeto tem como objetivo a análise técnico-econômica e energética de rotas tecnológicas propostas para uma biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos. Considerando o sistema energético global de uma biorrefinaria, o trabalho deverá entregar propostas de melhoria de eficiência energética e avaliar o impacto delas na viabilidade econômica.

É desejável que o candidato tenha experiência em simulação de processos (Aspen Plus ou similar), análise econômica de projetos e análise energética de sistemas industriais (integração energética, incluindo operações unitárias, trocadores de calor, caldeiras e turbinas e processos de biorrefinarias).

Para se inscrever, o candidato deve enviar e-mail para o professor coordenador do projeto, Rubens Maciel Filho (ingridrocha@feq.unicamp.br), com curriculum vitae, carta de interesse e nomes e e-mails de duas pessoas como referência.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1821.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19