Biocombustível

Etanol - Mitsui e Inbicom assinam acordo tecnológico

A Mitsui Engineering & Shipbuilding (MES), uma das companhias líderes da indústria pesada do Japão e a Inbicon, a pioneira dinamarquesa da tecnologia de etanol celulósico, anunciaram ontem, dia 28 de fevereiro, a assinatura de um acordo de licenciamento da tecnologia para Refinaria de Biomassa d

Redação/ Agências
01/03/2010 14:01
Visualizações: 625


A Mitsui Engineering & Shipbuilding (MES), uma das companhias líderes da indústria pesada do Japão e a Inbicon, a pioneira dinamarquesa da tecnologia de etanol celulósico, anunciaram ontem, dia 28 de fevereiro, a assinatura de um acordo de licenciamento da tecnologia para Refinaria de Biomassa da Inbicon.


    O acordo concede à Mitsui o direito de construir várias refinarias de biomassa no Sudoeste da Ásia utilizando a tecnologia da Inbicon. A Mitsui pretende aplicar a tecnologia na indústria do óleo de palma, onde os resíduos da produção do óleo de palma podem ser convertidos em etanol, biocombustível sólido para a produção de energia e ração animal. O acordo marca a primeira venda de licenciamento feita pela Inbicon.


    Shunichi Yamashita, diretor da Mitsui, disse: "Com este acordo, demos um importante passo em direção do estabelecimento de um negócio de engenharia de usinas para a produção de etanol da segunda geração no sudoeste da Ásia. Já comprometemos um volume considerável de recursos no desenvolvimento deste novo negócio. Além disso, esperamos expandir a cooperação com a Inbicon em outros mercados".

   

 Niels Henriksen, executivo-chefe da Inbicon, declarou: "Este é auge de nossa cooperação de um ano com a MES, que teve início quando testamos os resíduos de palma como matéria-prima. Durante o ano de 2009, desenvolvemos o relacionamento entre os funcionários da MES e os nossos e estamos muito orgulhosos por termos a MES como nossa primeira licenciada. A assinatura deste acordo posiciona a Mitsui na liderança. Consideramos isso como um significativo passo em direção de uma colaboração duradoura".

   

 "O acordo é também um marco importante para a comercialização da tecnologia da Inbicon. Com os últimos avanços da tecnologia enzimática alcançados pelos principais fornecedores de enzimas, tais como a Danisco Genencor e a Novozymes, pretendemos agora tornar verdadeiramente prática a produção de larga escala de etanol de segunda geração em vários países de todo o mundo".

Sobre  a Mitsui e a Inbicon

    A Mitsui Engineering & Shipbuilding é uma das maiores líderes da indústria pesada do Japão e tem sua sede em Tóquio. Suas atividades não estão limitadas à construção naval, mas também incluem os setores de meio ambiente, energia, produção, mecatrônica, informação, logística, usinas industriais, ciências médicas e entretenimento.


    A Inbicon A/S desenvolve a tecnologia para a conversão e refino de biomassa lignocelulósica macia em combustível, ração e produtos químicos ecológicos. A companhia operava uma usina piloto desde 2003 e em dezembro de 2009 inaugurou sua primeira Refinaria de Biomassa da Inbicon em Kalundborg, na Dinamarca, para demonstrar sua tecnologia. A usina converte palha de trigo em etanol combustível, ração para animais e pellets de lignina para a produção de energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.