Rio Pipeline 2011

Estudo identifica necessidade de normas certificadoras para dutos terrestres

A ausência de normas certificadoras para projetos e fabricação de dutos terrestres ainda é um entrave e deve ser revisto pelos orgãos reguladores para prevenir acidentes. Para o gerente do Bureau Veritas e um dos autores do estudo, Bruno Pitella "o tema precisa ser discutido, pois a grande preo

Redação
22/09/2011 13:53
Visualizações: 470

Os órgãos reguladores precisam criar normas certificadoras para projetos e fabricação de dutos terrestres. Esta foi a conclusão do estudo apresentado durante sessão técnica ontem (21), na Rio Pipeline, principal evento da indústria dutoviária promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), com a participação da American Society of Mechanical Engineers (ASME).

Na opinião do gerente do Bureau Veritas e um dos autores do estudo, Bruno Pitella, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) poderia promover a discussão junto aos órgãos certificadores e toda a indústria para diminuir os riscos de acidentes com dutos terrestres. “Há inúmeros projetos de dutos no país, o tema precisa ser discutido, pois a nossa grande preocupação é evitar problemas de impactos ambientais”, defende.

Pitella lembra ainda que o processo de certificação já é prática comum no caso dos projetos e fabricação dos dutos submarinos. Segundo ele, os custos são maiores e as atividades envolvem grandes riscos, por isso as empresas construtoras e projetistas já utilizam o critério. “Vale ressaltar que a Petrobras exige um nível mínimo de certificação, mas para dutos terrestres isso ainda não é praticado”, critica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.