Mapeamento

Estudo geológico do leste africano destaca capacidade da região para atividades de óleo e gás

A Astrium GEO-Information Services informou hoje que acaba de concluir um estudo exclusivo de interpretação geológica da área que compreende o Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas contínuas com aproximadamente 5 mil quilômetros de extensão e que se estende desde a montanha d

Redação
17/05/2011 13:41
Visualizações: 180
A Astrium GEO-Information Services informou hoje que acaba de concluir um estudo exclusivo de interpretação geológica da área que compreende o Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas contínuas com aproximadamente 5 mil quilômetros de extensão e que se estende desde a montanha de Kilimajaro, na Tanzânia, até o Mar Vermelho.

 

É o primeiro estudo contendo um conjunto de dados geográficos integrados no qual é possível notar o potencial da região para a prospecção de hidrocarbonetos e a identificação de vazamentos naturais de óleo na superfície do solo, sendo um ponto de partida para atividades de Pesquisa & Desenvolvimento por parte de empresas de petróleo, gás e mineração.

 

A partir das informações coletadas por meio de satélites de observação da Terra, dotados de sensores ópticos e por radar, foi possível extrair uma base de dados de uma extensão de 4,5 milhões de km2, que inclui os maiores lagos da região. Uma das conclusões foi que o escoamento do petróleo ocorre predominantemente nos extensos lagos na parte ocidental do Vale do Rift, tais como os lagos Albert, Edward e Tanganyika. Também foram gerados mapas impressos em uma escala de 1:500.000. O mapeamento envolve os seguintes países: Eritreia, Djibouti, Somaliland, Etiópia, Uganda, Quênia, Malawi, Ruanda, Burundi, Tanzânia e Moçambique.

 

“O Vale do Rift Africano é cada vez mais visto como uma região com amplo potencial para exploração de óleo e gás, especialmente por conta das recentes descobertas de jazidas no Albertine Rift e na Tanzânia. Os dados fornecem uma interpretação consistente sobre a geologia de superfície e a localização do vazamento desses hidrocarbonetos na região. Trata-se do primeiro estudo no formato digital para esta parte da África Oriental, que disponibilizará informações precisas e confiáveis para um grande número de pessoas”, explica Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium GEO-Information Services no Brasil.

 

Com mais de 25 anos de atuação no mercado de sensoriamento remoto, a Astrium GEO-Information Services é especialista no fornecimento de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica, que são utilizados por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de energia, mineração, agricultura e meio ambiente, engenharia e infraestrutura, planejamento urbano, defesa e segurança pública, entre outras.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.