EUA

Estoque de petróleo dos EUA despenca com aumento em atividade de refino, diz AIE

Reuters, 10/02/2021
10/02/2021 17:56
Visualizações: 885

Os estoques de petróleo dos Estados Unidos despencaram de forma inesperada na semana passada, recuando em mais de 6 milhões de barris, à medida que refinarias aumentam os índices de produção para níveis pré-pandemia em meio ao aumento da demanda por combustíveis, disse a Administração de Informações sobre Energia (AIE) nesta quarta-feira.

As reservas de petróleo no país apuraram queda de 6,6 milhões de barris na semana até 5 de fevereiro, atingindo 469 milhões de barris. Em pesquisa realizada pela Reuters, as expectativas eram de um aumento de 985 mil barris.

As taxas de utilização das refinarias avançaram em 0,7 ponto percentual na semana, para 83%, maior patamar de refino desde março.

O processamento de petróleo pelas refinarias teve alta de 152 mil barris por dia (bpd) na semana passada, afirmou a AIE, diante de expectativas de que a demanda por combustíveis siga se recuperando do enfraquecimento causado pela pandemia de coronavírus no ano passado.

A demanda por combustíveis também aumentou na semana, com a oferta de produtos refinados avançando para 20,2 milhões de bpd.

A demanda por gasolina nas últimas quatro semanas, porém, segue 10% abaixo do nível visto em igual período do ano passado.

"Uma combinação de maior atividade de refino e menores importações resultaram em uma quarta queda seguida nos estoques de petróleo --e desta vez, uma bem robusta", disse Matt Smith, diretor de pesquisas em commodities da ClipperData.

As importações líquidas de petróleo pelos EUA avançaram em 216 mil bpd na semana passada, disse a AIE.

Os estoques de gasolina aumentaram em 4,3 milhões de barris, para 256,4 milhões de barris, ante expectativas de um crescimento de 1,8 milhão de barris.

Já os estoques de derivados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, recuaram em 1,7 milhão de barris, versus expectativas de uma queda de 790 mil barris.

O petróleo Brent subia 0,51 dólar, ou 0,83%, a 61,6 dólares por barril, às 14:01 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,49 dólar, ou 0,84%, a 58,85 dólares por barril.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.