Opep

Estimativas da demanda de petróleo estão convergindo, diz Opep

Reuters, 10/04/2018
10/04/2018 16:49
Visualizações: 250

As estimativas de demanda de petróleo pelos principais analistas governamentais estão convergindo, embora sejam necessários mais esforços para melhorar a qualidade dos dados sobre o mercado global, disse uma autoridade da Opep nesta terça-feira.

Uma falta de transparência sobre a demanda, oferta e estoque de petróleo tem sido vista como causa de excessivas oscilações de preço. A Joint Organization Data Initiative (JODI), que coleta e relata dados, é uma tentativa dos produtores e consumidores de obter uma imagem mais clara.

Aziz Yahyai, analista sênior de pesquisa da Opep, mostrou um seminário de informações da JODI em Nova Déli sobre uma série de estimativas de demanda de petróleo da Agência Internacional de Energia, da Administração de Informações de Energia dos Estados Unidos e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

As estimativas feitas em julho de 2016 pelos três principais analistas governamentais sobre a demanda global por petróleo em 2017 variaram de pouco mais de 95 milhões de barris por dia a mais de 97 milhões de barris/dia, com a diferença diminuindo nas previsões dos últimos meses.

"Há alguma melhora", disse Yahyai. "Dois ou três anos atrás, a discrepância era de cerca de 2 milhões de barris por dia e agora é de cerca de 1 milhão."

Mas a diferença de 1 milhão de bpd ainda é, aproximadamente, 1 por cento do mercado global, tornando difícil produzir estimativas acuradas, ponderou.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.