Mercado

Estatal deve buscar mais sondas para manter pré-sal

Invest News
21/05/2009 05:18
Visualizações: 605

A negativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ao pedido da Petrobras para prorrogar prazos exploratórios na área do pré-sal da bacia de Santos pode levar a estatal a realocar sondas de perfuração no País e ir ao mercado internacional em busca de arrendamentos de emergência do equipamento, informou o gerente executivo da estatal para a área do pré-sal, José Fomigli.

 

Afirmando ainda não ter sido comunicado da decisão tomada pela ANP na semana passada, Fomigli explicou que se o prazo não for prorrogado a empresa terá que buscar maneiras de evitar a devolução de áreas.

 

"O que pode acontecer é que a gente tenha que alocar, via deslocamento de outras áreas, via novas contratações, para que a gente nao tenha prejuizos nas áreas do pré-sal", explicou o executivo.

 

Ele informou que continua a dificuldade de conseguir equipamentos para águas profundas, motivo do pedido de prorrogação à ANP, e o jeito será buscar sondas junto com os parceiros para preservar ao máximo os seus interesses.

 

Para isso, a Petrobras, que como operadora é responsável pelo aluguel ou compra dos equipamentos, admite arrendar as sondas por meio dos consórcios que integra no pré-sal para ampliar as chances de conseguir os equipamentos e, ao mesmo tempo, não pesar muito no orçamento da estatal.

 

Ele ressaltou porém que o arrendamento não será feito a qualquer preço, e que se a estatal não conseguir cumprir os prazos estabelecidos pela ANP, parte dos blocos terá que ser devolvida.

 

"Tupi é o primeiro que teria que entregar, tenho até o final de 2010 para declarar comercialidade", informou, referindo-se ao bloco mais adiantado na região do pré-sal, atualmente em Teste de Longa Duração "muito bem sucedido - segundo ele.

 

"Quando declarar comercialidade vamos pedir extensões de prazo (à ANP) compatíveis com a nossa descoberta", antecipou.

 

Fomigli admitiu que para iniciar o Plano Piloto em Tupi, previsto para o final de 2010, será necessário ter certeza se não haverá necessidade de unitização com a área que extrapola a concessão, como acontece em Iara, já que a área fora da concessão é da União e provavelmente dependerá da elaboração de um novo marco regulatório para ser negociada.

 

"No sul de Tupi não tem indício de que terá que unitizar, esse seria o caso mais grave, e como Iara é só em 2013 que temos que declarar comercialidade, estamos tranquilos", afirmou.

 

"O marco regulatório é uma condição grande para isso (unitização), mas se não estiver concluído vamos seguindo em frente e a parte que não tem regra vai ser resolvida depois", explicou, dando como exemplo um bloco entre a Noruega e o Reino Unido que passou anos sendo explorado pela Noruega e depois o Reino Unido reclamou a unitização.

 

"Eles sentaram e resolveram, não teve que mandar nenhuma esquadrilha aérea, e é isso que vamos fazer aqui", afirmou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.