acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Indústria Naval

Estaleiro STX Brazil lança ao mar o Skandi Amazonas

26/08/2010 | 10h40
Estaleiro STX Brazil lança ao mar o Skandi Amazonas
Estaleiro STX Brazil lança ao mar o Skandi Amazonas Estaleiro STX Brazil lança ao mar o Skandi Amazonas
Encomendada pelo armador Dof Navegação, o Skandi Amazonas é o maior e mais potente navio de reboque, suprimento e manuseio de ancoras já construído no Brasil. A embarcação, construída no estaleiro STX Brazil, prestará serviços à Petrobras em operações de apoio marítimo a plataformas de petróleo, na Bacia de Campos. O lançamento ao mar da embarcação é realizado hoje no estaleiro.


Com projeto tipo STX NOD-428, desenvolvido pela STX Norway Design, a embarcação foi construída com o apoio e estímulo do governo federal e estadual do Rio de Janeiro, financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Ministério dos Transportes, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A propulsão é híbrida diesel-mecânica-elétrica com um total de 22.360 Kw e quatro grupos geradores de 2.000 Kw cada um. A velocidade é de 17,5 nós, com calado de 5,4 metros. O calado máximo é de 7,8 metros.


Além do Skandi Amazonas, o STX Brazil tem em carteira o Skandi Iguaçu, também da Dof, com lançamento ao mar previsto para o primeiro trimestre de 2011. Outros dois barcos de apoio encomendados pela Deep Sea Supply e Siem Consub, devem ser lançados, respectivamente, até o final do segundo e do terceiro trimestre de 2011.


Desenvolvendo serviços de construção de embarcações de apoio offshore às unidades de perfuração, sondagem e produção, da bacia petrolífera brasileira, o estaleiro STX Brazil Offshore, fica localizado na Ilha da Conceição, Niterói, em ponto estratégico na Baía de Guanabara, com uma área de 80.000 m², possui cerca de 1500 funcionários próprios e 300 subcontratados.


O STX Brazil Offshore especializou-se na construção de embarcações de apoio marítimo de altíssima complexidade e sofisticação tecnológica, realizando a maior parte dos seus contratos em sua área industrial.


 

SKANDI AMAZONAS: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

 

Tipo: AHTS (Anchor Handling Tug Supply)

Tração Estática (Bollard Pull): 300 ton

Porte Bruto: 4.600 t

Comprimento total: 95,0 m

Boca moldada : 24,00 m

Pontal : 9,80 m

Calado max.: 7,80 m

Velocidade: 17,5 nós com calado de 5,4 m

Propulsão: Híbrida Diesel-Mecânica-Elétrica (22.360Kw total)

Grupos Diesel Geradores: 4 x 2.000 Kw cada um

Sociedade Classificadora: DNV
 

Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar