Atlântico Sul

Estaleiro quer formalizar parceria com holandeses

Folha de Pernambuco
12/03/2009 06:54
Visualizações: 261 (0) (0) (0) (0)

A recente passagem de uma missão holandesa por Pernambuco, composta por executivos do setor industrial, rendeu ao Estaleiro Altântico Sul (EAS) a possibilidade de ter, na sua carteira de fornecedores, grandes fabricantes de suprimentos navais da Europa. Uma comitiva com representantes de oito empresas da Holanda visitou as instalações do EAS, em construção no Complexo de Suape, ocasião em que a diretoria do estaleiro manifestou interesse em formalizar parceria para o provimento de peças e tecnologia.

 

“A reunião foi bastante produtiva, momento em que os holandeses tiveram a oportunidade de visualizar a magnitude da demanda que teremos para o empreendimento, e nós, a chance de estreitarmos o laço com as empresas, de cuja qualidade dos equipamentos não temos dúvida”, afirmou o gerente de Suprimentos do EAS, James Murray Júnior. Segundo ele, na confecção de navios ou de plataformas offshore, 40% do investimento é em mão de obra e o restante é aplicado nos custos de fabricação e operacionalização.

 

A proposta da diretoria do EAS foi não só o abastecimento de peças, mas também a possibilidade de um dos grupos holandesas instalar-se no Estado ou unir-se a um fabricante local. “Hoje, eles já têm representação na China, por que não fazer o mesmo em Pernambuco? Contribuiria, por exemplo, para o fornecimento de motores de propulsão e válvulas navais. Eles entrariam com a expertise técnica e nós, com o trabalho”, sugeriu Murray.

 

“O estaleiro, pela modernidade e importância do empreendimento, está gerando grande expectativa de negócios entre as nossas empresas. Aliás, vemos muitas possibilidades no Brasil, nesse momento de retomada da indústria naval”, declarou a gerente de Exportação da Holand Marine Equipment (associação que reúne as empresas do setor na Holanda), Sylvia Boer, por meio de nota. A missão aconteceu de 1° a 9 de março.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.