Plataforma P-66

Estaleiro em Angra dos Reis vai receber módulos para construção de plataforma de petróleo

Início da fase de integração das unidades flutuantes.

Agência Brasil
31/10/2014 10:40
Estaleiro em Angra dos Reis vai receber módulos para construção de plataforma de petróleo Imagem: Divulgação Petrobras Visualizações: 2712

Os primeiros módulos da plataforma P-66, construídos pelo Consórcio Tomé Ferrostaal, no Porto de Maceió, em Alagoas, já estão embarcados na Balsa São Tomé para envio ao Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro.

Os módulos de processamento de óleo (M08) e de processamento de óleo e tratamento de água produzida (M10) começarão a ser transportados ontem, quarta-feira (30), e devem chegar ao destino no dia 12 de novembro.

Os módulos de lançadores, recebedores e manifolds (M09A e M09B) serão transportados pela Balsa São Luís até final de novembro.

O manifold é um sistema para movimentação de fluídos.

O estaleiro Brasfels foi contratado para fazer a integração das plataformas P-66 e P-69, o que inclui a operação de içamento, a montagem dos módulos sobre o casco e as interligações e testes dos módulos entre si e com os sistemas do casco.

O casco da P-66 encontra-se em fase de testes finais no Estaleiro Rio Grande 1, no Rio Grande do Sul, e será deslocado para Angra dos Reis também em novembro.

A cerimônia de entrega dos módulos e de batismo das balsas de transporte ocorreu nesta quarta-feira (29). As balsas São Tomé e São Luís, do Consórcio Tomé Ferrostaal. foram construídas no Estaleiro Juruá, em Manaus, especialmente para atender ao projeto FPSO Replicantes (sigla em inglês para Floatings Production Storage Offloading Unit).

São plataformas de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás para aumentar a capacidade de produção e atingir a meta da Petrobras de produzir 4,2 milhões de barris por dia em 2020.

Segundo a Petrobras, a P-66 é a primeira plataforma da série de seis FPSO Replicantes em construção para atender à demanda da produção de petróleo do pré-sal, na Bacia de Santos.

A conclusão e o transporte dos módulos fabricados em Maceió marcam o início da fase de integração das unidades flutuantes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23