Indústria Naval

Estaleiro Aliança entrega o CBO Atlântico e inicia uma nova geração de navios de apoio

O Estaleiro Aliança realizará entrega e batismo do navio CBO Atlântico hoje (24), no Centro Cultural da Marinha, às 18h. A embarcação, encomendada pela Companhia Brasileira de Offshore (CBO), é de apoio, do tipo PSV (Platform Supply Vessel), para suprimento às plataformas de produção de pe

Redação
24/11/2011 18:11
Visualizações: 265
O Estaleiro Aliança realizará entrega e batismo do navio CBO Atlântico hoje (24), no Centro Cultural da Marinha, às 18h. A embarcação, encomendada pela Companhia Brasileira de Offshore (CBO), é de apoio, do tipo PSV (Platform Supply Vessel), para suprimento às plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Este é o 19º navio da frota da CBO e vai operar para a Petrobras.

O CBO Atlântico terá como madrinha a sra. Ana Carla Abreu, esposa do presidente da Cedae, Wagner Victer, que foi secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo de 1999 a 2007, com destacada participação na recuperação da indústria da construção naval brasileira.

O navio foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual.
 
A CBO está construindo no mesmo estaleiro cinco novos navios de apoio marítimo. A companhia opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota).

 
Sobre o CBO Atlântico

O CBO Atlântico inicia uma nova série de seis navios de apoio marítimo que incorpora inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow da projetista norueguesa Ulstein. O formato da proa propicia melhor comportamento em mar agitado, melhorando o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo em campos a mais de 200 km da costa, onde se localiza a nova fronteira de produção de petróleo offshore do pré-sal.

A nova série de embarcações da CBO tem sistema híbrido de transporte de carga, uma exigência da Petrobras, que permite o transporte de drill cuttings, material retirado durante operações de perfuração no solo submarino.

Essa série de navios será dotada de sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial. O sistema de propulsão diesel-elétrico dá maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo ou com veículos submarinos de operação remota (ROV - Remote Operated Vehicle), nas tarefas de instalações submarinas, inspeção ou mapeamento de redes subaquáticas. Os novos navios terão sistemas de posicionamento dinâmico com redundância para maior segurança das operações e sistemas de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite.
 
 
CBO Atlântico - Características

Tipo PSV
Comprimento total - 76,3 m
Comprimento LPP - 73,1 m
Boca - 16,0 m
Pontal - 7,5 m
Calado máximo - 6,3 m
Porte bruto - 3.200 t
Propulsão - diesel-elétrica
Geração de energia (kW) - 1 x 360 / 3 x 1.710
Propulsores laterais (kW) - 2 x 590
Velocidade - 14 nós
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13