O Estaleiro Aliança batiza e entrega hoje à CBO (Companhia Brasileira de Offshore), o navio CBO Copacabana, em evento realizado no próprio estaleiro. A embarcação é um navio de apoio marítimo do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), para supri
RedaçãoO Estaleiro Aliança batiza e entrega hoje à CBO (Companhia Brasileira de Offshore), o navio CBO Copacabana, em evento realizado no próprio estaleiro. A embarcação é um navio de apoio marítimo do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Vai operar para a Petrobras. Será o 19º navio da frota da CBO, formada por navios tecnologicamente sofisticados.
A madrinha do CBO Copacabana será a senhora Conceição de Maria Braga Conte Sena, esposa do diretor da CBO e Estaleiro Aliança, Paulo Conte.
O presidente da CBO, do Estaleiro Aliança e da Aliança Offshore, Luiz Maurício Portela, informa que o CBO Copacabana foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual.
Com o CBO Copacabana o Estaleiro Aliança atingiu a meta de entregar quatro navios em 2012: CBO Atlântico, em janeiro de 2012; CBO Pacífico, em abril de 2012; e o CBO Flamengo, em agosto de 2012. Outros dois novos navios especializados em transporte de fluidos especiais estão em construção para a CBO no Estaleiro Aliança, com entregas previstas em 2013.
A CBO opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota).
Sobre o CBO Copacabana
O CBO Copacabana é o segundo navio de uma nova série tipo PSV 4.500. Incorpora inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow da projetista norueguesa Ulstein. O formato da proa propicia melhor comportamento em mar agitado, melhorando o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo em campos a mais de 200 km da costa, onde se localiza a nova fronteira de produção de petróleo offshore do pré-sal.
Essa série de navios será dotada de sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial. O sistema de propulsão diesel-elétrico dá maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo ou com veículos submarinos de operação remota (ROV – Remote Operated Vehicle), nas tarefas de instalações submarinas, inspeção ou mapeamento de redes subaquáticas. Os novos navios terão sistemas de posicionamento dinâmico com redundância para maior segurança das operações e sistemas de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite.
CBO Copacabana - Características | |
Tipo | PSV |
Comprimento total (m) | 88,8 |
Comprimento LPP (m) | 82,0 |
Boca (m) | 19,0 |
Pontal (m) | 8,0 |
Calado máximo (m) | 6,5 |
Porte bruto (t) | 4.500 |
Propulsão – diesel-elétrica |
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Geração de energia (kW) | 1 x 360 4 x 1.710 |
Propulsores laterais (kW) | 2 x 800 |
Velocidade (nós) | 14 |
A frota da CBO é composta por 19 navios:
CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Valentina; CBO Anna Gabriella; CBO Manoella; CBO Isabella; CBO Anita; CBO Carolina; CBO Bianca; CBO Ana Luisa; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico, CBO Pacífico, CBO Flamengo e CBO Copacabana.
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