Empresas

Estação de tratamento terá 75% de reaproveitamento da água industrial

Especializada em engenharia de saneamento ambiental, a Centroprojekt do Brasil acaba de fornecer para uma das maiores empresas do setor petroquímico brasileiro uma estação de tratamento de efluentes destinada à produção de água de reúso industrial. A obra durou quatro anos. A água de reposi

Redação
15/06/2012 12:02
Visualizações: 216 (0) (0) (0) (0)
Especializada em engenharia de saneamento ambiental, a Centroprojekt do Brasil acaba de fornecer para uma das maiores empresas do setor petroquímico brasileiro uma estação de tratamento de efluentes destinada à produção de água de reúso industrial. A obra durou quatro anos. A água de reposição será utilizada nas torres de resfriamento das instalações, com uma vazão total de 67 m3/h, propiciando uma economia de 75% do consumo. 

 

A nova planta possui três linhas de tratamento independentes, que trabalham de forma paralela. Uma visa o tratamento de efluente oleoso, outra de efluente sanitário e a terceira, das purgas das torres de resfriamento. Todo o processo foi planejado para que houvesse um maior reaproveitamento da água tratada, dentro da empresa. 

 

O efluente oleoso recebe um tratamento físico-químico, na nova área de tratamento, mantendo as mesmas características do sistema original. Após essa etapa, o líquido tratado passa por filtros de cascas de nozes que removem o restante do óleo e abastece o “sump” sanitário. Juntamente com a parcela oleosa já processada, o efluente recebe tratamento biológico num sistema de biorreator combinado com membranas (MBR). 

 

As purgas das torres de resfriamento são admitidas no “sump” de purgas e sofrem pré-tratamento em filtros de areia multimedia, filtros de carvão ativado e filtros de cartuchos para, em seguida, passar por um sistema de osmose reversa. O permeado se soma ao esgoto tratado no sistema MBR e é disponibilizado para reuso industrial, cobrindo uma parte do consumo de água das torres de resfriamento. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
PD&I
Nexio apresenta soluções de inovação digital na SP Offshore
24/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
ANP
Manifesto pela revisão de cortes na ANP
24/06/25
Energia Elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
Bahia Investe
Bahia Investe destaca potencial de crescimento do setor ...
24/06/25
Brava Energia
Brava Energia aposta em eficiência e inovação tecnológic...
24/06/25
Comemoração
Porto de Niterói celebra 100 anos de história e destaque...
24/06/25
Evento
Repsol Sinopec Brasil discute inovação e descarbonização...
24/06/25
Gás Natural
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta ...
23/06/25
SLB
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digit...
23/06/25
Evento
Copa Energia participa do Energy Summit 2025 e destaca c...
23/06/25
Internacional
Conflito no Oriente Médio pode elevar os custos de produ...
23/06/25
COP30
IBP realiza segundo evento Pré-COP30 em Belém
23/06/25
Rio de Janeiro
Innovarpel 2025: especialista fala sobre nova era da cib...
23/06/25
Copastur
Copastur destaca estratégia de expansão no Nordeste e fo...
23/06/25
Rio de Janeiro
Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável n...
23/06/25
Etanol
Anidro sobe 0,39% e hidratado registra alta de 1,15% na ...
23/06/25
Pessoas
Cristian Manzur é o novo diretor de QHSE do Bureau Verit...
23/06/25
Firjan
Indústria Criativa impulsiona economia e já representa R...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22