Depois da primeira etapa de debates que aconteceu no dia 28 de abril, em São Paulo, na Conferência Nacional para Energia Solar, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e a Viex Americas realizam nesta quarta-feira (12), em Natal, o "Colóquio Solar Brasileiro" - com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, APMPE, ABTC, Bloomberg e diversas entidades setoriais e veículos especializados.
Esta etapa, que tem o objetivo de estabelecer diretrizes para estimular o aumento da geração solar na matriz energética do país, envolve uma reunião fechada com a participação de representantes do governo e de grandes empresas de energia, especialistas, pesquisadores e investidores internacionais.
O programa do colóquio abordará temas como "status atual e desafios da energia solar no Brasil"; "propostas e viabilidade de projetos de energia solar"; e "aplicações e casos concretos de energia solar". O resultado dos debates será convertido no Relatório de Conclusões e Recomendações, que apontará as alternativas, observando temas como regulação, investimentos, mercado e tecnologia.
A primeira etapa, em São Paulo, reuniu nomes como Hamilton Moss, diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; Jean-Paul Prates, ex-secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Norte e atual diretor geral do CERNE; Ricardo Baitelo, coordenador de Campanha de Energia do Greenpeace; Francisco Miller, engenheiro de Equipamentos do Cenpes - Petrobras; professor Dr. Celso Oliveira, do Green da Universidade de São Paulo; professor Odivaldo Serafin, da Unesp Botucatu; Carlos Faria, do Studio Equinócio - Solar Energy; professora Sonia Diniz, do Green Solar - PUC-MG.