Pesquisa e Desenvolvimento

ERB fecha parceria com Embrapa para produção de energia a partir do sorgo

O objetivo é desenvolver o ligno-sorgo no Brasil, adequando o sistema de produção agrícola e obtendo material adaptado com alta produtividade e poder calorífico. Com vigência de 36 meses, a parceria técnica também conta com a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvim

Redação
21/05/2012 13:26
Visualizações: 137
A empresa Energias Renováveis do Brasil (ERB) fechou parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), com o objetivo de desenvolver o ligno-sorgo no Brasil, adequando o sistema de produção agrícola e obtendo material adaptado com alta produtividade e poder calorífico. Com vigência de 36 meses, a parceria técnica também conta com a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped).

Juntas, as empresas irão integrar esforços para a execução de trabalhos de avaliação agroindustrial de sorgo lignocelulósico, planta da família das gramíneas que apresenta colmos (tipo de caule) maiores para a produção de energia. Além de visar a produção de bioeletricidade, a parceria também irá colocar em prática um sistema que tem como meta ampliar o período de produção de biomassas da ERB, complementando sua matriz energética atual.

“A cultura do sorgo tem tudo para se tornar um modelo energético interessante ao mercado, pois se adapta bem ao processo industrial e apresenta curto período de crescimento. Em no máximo 120 dias é possível plantá-lo e colhê-lo”, explica Emílio Rietmann, diretor executivo da ERB.

Com a iniciativa, a ERB se torna a primeira empresa brasileira a investir em sorgo lignocelulósico para a geração de bioenergia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19