Objetivo é troca de conhecimentos.
Ascom AGDI
Cumprindo sua função de articulação e estímulo aos polos navais gaúchos, integrantes do Programa RS Indústria Oceânica – liderado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) – se reúnem, nos Estados Unidos, com especialistas acadêmicos e empresariais em competitividade. As agendas ocorrem em paralelo à Offshore Technology Conference (OTC), um dos mais importantes eventos mundiais do setor, encerrado ontem (8) em Houston.
Na Universidade do Texas A&M, o foco foi o laboratório de estudo de melhorias em processos produtivos. Os pesquisadores Wei Zhan e Daniel Jornada – gaúcho radicado nos EUA – apresentaram as possíveis aplicações da técnica de qualidade Six Sigma à indústria naval. O assunto chamou a atenção da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), também presente no encontro. “Uma das possibilidades é trazer esses pesquisadores para um workshop no Rio Grande do Sul, para que os estaleiros localizados no estado conheçam de perto as pesquisas realizadas”, afirma o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega, que lidera a missão.
Nesta sexta-feira (9), foi realizada uma visita técnica ao estaleiro Bollinger, em Amelia (Louisiana). Integrante do Programa Americano de Pesquisa em Construção Naval, o estaleiro de reparo naval atua apenas no mercado norte-americano, porém já tem planos de expansão. A Indústria Oceânica e os polos navais gaúchos foram apresentados ao vice-presidente da empresa, Robert Socha.
Fale Conosco
21