Bacia de Santos

Equinor inicia campanha de instalação marítima no campo de Bacalhau

Serviços de EPCI estão sendo executados pela Subsea Integration Alliance

Redação TN Petróleo/Assessoria
14/02/2023 11:19
Equinor inicia campanha de instalação marítima no campo de Bacalhau Imagem: Divulgação SIA Visualizações: 942 (0) (0) (0) (0)

A Equinor informa que iniciou a campanha de instalação marítima no campo de Bacalhau, localizado na Bacia de Santos. O trabalho é executado em um contrato integrado de EPCI (Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação) com a SIA (Subsea Integration Alliance, uma aliança entre OneSubsea® e Subsea7).

O Seven Pacific, navio de construção/flex-lay da Subsea7, capaz de operar em profundidades de até três mil metros, é o primeiro navio de instalação marítima trabalhando no ativo, instalando infraestruturas pertencentes ao escopo de Surf (subsea umbilicals, risers e flowlines). A campanha deve ser concluída em dois anos.

Além do Seven Pacific, três outros navios de construção principais trabalharão em Bacalhau para completar o campo para receber o FPSO, juntamente com outros navios de apoio. Ao mesmo tempo, a área também está recebendo a West Saturn, a primeira sonda de perfuração de Bacalhau, que está trabalhando desde novembro de 2022 na fase de perfuração do campo. A Valaris DS-17, segunda sonda de perfuração, começará suas atividades este ano.

Como parte do projeto, a Equinor está apoiando uma aliança científica entre a Subsea7 e o National Oceanography Centre - NOC, o BORA Blue Ocean Research Alliance®, financiando e adaptando ao Seven Pacific uma BORAbox®, dispositivo que coletará dados de Variáveis Oceânicas Essenciais (EOV) no campo. A BORAbox® consiste em sensores de pH e alcalinidade total (TA) e um sensor CTD (conductivity, temperature and depth) para fornecer medições de temperatura, salinidade e profundidade, que transmitem dados diariamente. De forma integrada às operações rotineiras, os dados estão sendo transferidos com sucesso para os cientistas, paralelamente ao período operacional.

Este é um ótimo exemplo de colaboração entre a Equinor, a Subsea7 e seu parceiro científico National Oceanography Centre, apoiando o foco das empresas em sustentabilidade, para aprender mais sobre o oceano, o que é de extrema importância para compreender o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas e no meio ambiente. Os dados da campanha do Seven Pacific serão acessíveis a cientistas e universidades locais do Brasil e globais, para melhor compreensão dos nossos oceanos.

"O início da campanha marítima é um marco muito relevante para Bacalhau, que é um projeto-chave para a Equinor. A campanha de instalação marítima é mais um passo na jornada para ser o primeiro operador internacional a desenvolver um campo no pré-sal brasileiro. Para permitir uma execução segura e sustentável do projeto, é essencial que possamos apoiar a sociedade com dados sobre o oceano", diz Trond Stokka Meling, Diretor do projeto Bacalhau, da Equinor.

"Os projetos da Subsea Integration Alliance nos levam a áreas do oceano raramente visitadas pelos cientistas. Adicionando sensores inovadores aos ROVs (Remotly Operated Vehicles), podemos coletar dados em locais inacessíveis, ampliando o alcance global das observações do oceano. Com foco nas variáveis oceânicas essenciais (EOVs), as medições terão um alto impacto em escala global. Os dados coletados são compartilhados e analisados por cientistas oceanográficos no National Oceanography Centre. Toda informação validada é formalmente disponibilizada para a comunidade científica global", disse Olivier Blaringhem, CEO da Subsea Integration Alliance.

Bacalhau é um ativo de classe mundial na área do pré-sal brasileiro, na Bacia de Santos. É o primeiro projeto a ser desenvolvido por um operador internacional no pré-sal do Brasil e onde a Equinor usa sua competência global e conhecimento local para gerar valor e garantir baixas emissões. Bacalhau gerará efeitos positivos na cadeia de suprimentos e oportunidades de emprego local. O projeto deve gerar cerca de três mil empregos durante sua fase de desenvolvimento, o que significa valor local para o Brasil.

Localizado a 185 km da costa do município de Ilhabela/SP, no estado de São Paulo, Bacalhau é um reservatório de carbonato de alta qualidade, contendo óleo leve com contaminantes mínimos. O campo contará com um dos maiores FPSOs do Brasil com capacidade de produção de 220.000 barris por dia e sistema de manipulação/injeção de gás de 15,0 mm scm³/d.

O FPSO de Bacalhau será o primeiro do tipo no Brasil a usar turbinas de ciclo combinado, uma metodologia que melhora a eficiência energética ao reduzir as emissões de CO2 em 110.000 toneladas por ano.

Parceiros em Bacalhau: Equinor 40% (operador), ExxonMobil 40%, Petrogal Brasil 20% e Pré-sal Petróleo SA (Companhia Governamental, Gerente PSA).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
Resultado
Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre ...
31/10/24
Negócio
Bunker One e Raízen firmam acordo de comercialização exc...
31/10/24
Resultado
No 3º Trimestre de 2024 a Petrobras produziu 2,7 milhões...
29/10/24
Logística
Omni Táxi Aéreo é selecionada pela Equinor Brasil para ...
28/10/24
Rio de Janeiro
Pequenos negócios do mar marcam presença em espaço do Se...
28/10/24
Oportunidade
Infotec Brasil abre processo seletivo com mais de 80 vag...
26/10/24
Pré-Sal
Unidade que irá produzir no Campo de Búzios, o FPSO Almi...
25/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21