Energia Solar

Equinor: expandindo a energia solar no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/12/2022 11:23
Equinor: expandindo a energia solar no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1055 (0) (0) (0) (0)

Equinor anuncia decisão final de investimento em Mendubim, projeto de energia solar de 531 MW. O projeto sustenta a ambição da companhia de acelerar o crescimento em renováveis e se desenvolver como produtor de energia com foco em áreas selecionadas.

O projeto Mendubim é uma joint venture entre Scatec, Hydro Rein e Equinor, e está localizado no estado do Rio Grande do Norte. Os três parceiros têm participações econômicas iguais de 33.3% no projeto e irão, em conjunto, realizar os serviços de Engenharia, Gestão de compras e Construção (EPC - engineering, procurement and construction). Os serviços de operação e manutenção, além do gerenciamento do ativo, serão fornecidos em conjunto (parceria) por Equinor e Scatec.

Mendubim é o segundo projeto de larga escala de energia solar da Equinor no Brasil, que iniciou as atividades em renováveis com a planta solar de 162 MW de Apodi, em operação desde 2018, em parceria com a Scatec.

“Com o projeto Mendubim, expandimos consideravelmente nossos investimentos em renováveis no Brasil e damos um importante passo para seguir construindo um portfólio significativo de energia solar no país. De 2024 em diante, Mendubim produzirá, anualmente, cerca de 1,2 TWh de energia, o que é equivalente ao consumo de energia de 620 mil residências brasileiras. A fase de construção vai gerar mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos”, afirma Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior de energia e mercados em renováveis da Equinor.

O investimento total está estimado em US$ 430 milhões e contará com uma combinação de financiamento de longo prazo e contribuição de capital dos parceiros.

Mendubim entregará retornos reais, ao nível de projeto, dentro da faixa estimada pela Equinor para projetos renováveis globalmente, de 4-8%.

Cerca de 60% da energia produzida será comercializada por meio de um Contrato de Compra e Venda de Energia, em dólar, de duração de 20 anos com a Alunorte, empresa líder mundial no fornecimento de alumina para a indústria de alumínio.

Os 40% restantes da produção serão comercializados no mercado de energia brasileiro. Os serviços de comercialização de energia devem ser realizados pela Hydro Energia e pela Danske Commodities, empresa de comercialização de energia da Equinor. A Danske Commodities estabeleceu recentemente um escritório em São Paulo para dar suporte às atividades da Equinor no país.

“A Equinor conduz seus negócios no Brasil por duas décadas e nós vemos o país como uma área estratégica para um crescimento seguro e sustentável à longo prazo. Nós estamos trabalhando para construir uma oferta diversificada de energia, com um robusto portfólio de óleo e gás e posições atrativas em renováveis. Mendubim será um importante marco para a ambição da Equinor de ser uma empresa líder na transição energética”, afirma Veronica Coelho (foto), presidente da Equinor no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21