Projeto

Equador troca exploração por campanha ambiental

Gazeta Mercantil
10/12/2008 03:04
Visualizações: 591

O Equador está buscando sensibilizar o mundo com uma proposta inovadora: em suas maiores reservas de petróleo localizadas no Parque Nacional Yasuní, no lugar de torres de perfuração, será colocada uma bandeira verde com a mensagem: “Petróleo na terra, meio ambiente a salvo”.

 

Este projeto, defendido pelo Equador desde 2007, será apresentado nos próximos dias na Polônia, onde ocorre, desde o início de dezembro, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, como mais uma iniciativa na luta contra o aquecimento climático.

 

Dependente da renda proveniente do petróleo, o pequeno país deseja despertar a consciência ecológica por meio de uma iniciativa considerada revolucionária por outros países: busca uma compensação milionária entre troca dos 920 bilhões de barris que deixarão de ser extraídos e, assim, não contaminarão o meio ambiente.

 

“Trata-se uma proposta única e pioneira e leva em consideração fatores que estão na agenda internacional”, defendeu ontem Francisco Carrión, ex-canceler e responsável pela promoção do chamado projeto ITT. Esta sigla corresponde aos campos Ishpingo-Tiputini-Tambococha, que estão situados no meio da floresta amazônica (dentro da principal reserva ecológica equatoriana) e reúnem a maior reserva de petróleo do país ainda não explorada.

 

A questão tornou-se um dilema para o Estado, que, ao mesmo tempo que se considera ecológico, integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e se financia com a venda do petróleo, um recurso muito prejudicial ao meio ambiente.

 

“Não há pior inimigo do meio ambiente do que a pobreza”, defendeu o presidente de esquerda Rafael Correa ao ilustrar o impacto da derrubada das árvores, da mineração artesanal e de outras atividades praticadas pela camada mais pobre da poluição sobre a conservação ecológica.

 

Mudança climática

 

Correa garante que está “disposto a sacrificar” parte dos US$ 700 milhões que, segundo os cálculos, seriam obtidos anualmente com a exploração do ITT, se conseguir receber ao menos a metade deste valor em doações.

 

“Com isto queremos contribuir para conter os efeitos das mudanças climáticas uma vez que deixaria de ser devastada uma região rica em biodiversidade; 920 bilhões de barris de petróleo deixariam de ser queimados e, sobretudo, seriam protegidos os direitos dos grupos indígenas que vivem no Yasumí”, justificou Carrión.

 

O parque, distante cerca de 300 quilômetros da capital, abrange uma área de 950 mil hectares e foi declarada reserva mundial da biosfera pela Unesco em 1989. Além disso, podem ser encontrados na área inúmeros fósseis do período pleistoceno. Vivem na região os últimos índios nômades do Equador, os Taromenane e os Tagaeri, além de mais de 500 espécies de aves e 173 de mamíferos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.