Eletricidade

EPE finaliza cadastro de empreendimentos para os leilões de energia de 2012

Para o leilão A-3, marcado para 28 de junho, estão inscritos 27 mil MW. O montante complementará o mercado consumidor do ano de 2015. Já o leilão A-5, que acontece em agosto, teve 25 mil MW inscritos, e visa o atendimento do mercado consumidor em 2017. Na próxima etapa do processo, a EPE anali

Redação
20/04/2012 11:54
Visualizações: 399
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou o cadastro de projetos para os leilões de contratação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica, que serão realizados pelo Governo Federal em 2012. Para o Leilão de Energia A-3, marcado para 28 de junho, estão inscritos 27 mil MW. O montante complementará o mercado consumidor do ano de 2015. Já o leilão A-5, que acontece em agosto, teve 25 mil MW inscritos, e visa o atendimento do mercado consumidor em 2017.

Na próxima etapa do processo, a EPE analisará a documentação de cada projeto inscrito, efetivando a habilitação técnica somente daqueles que tiverem apresentado as exigências previstas na regulamentção dos leilões, como licenciamento ambiental, parecer de acesso ao sistema de transmissão, entre outros.

"Neste ano foi batido o recorde de usinas interessadas em participar dos leilões de energia, o que ratifica a atratividade do modelo de expansão do setor", avalia o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim. Para ele, mesmo considerando que parte desses projetos não serão habilitados por falta de exigência ambiental prévia, ou outros requisitos, o número de empreendimentos garantirá uma forte competição, propiciando a redução do preço final da energia para o consumidor.

Para o ano de 2015, o leilão A-3 cadastrou, em sua grande maioria, plantas de novos parques eólicos, que totalizam 583 unidades e 14.260 MW de potência. As 26 usinas termelétricas a gás natural também apresentam expressiva  oferta de energia: 10.343 MW.

Para o leilão A-5, a EPE inscreveu 585 projetos. Novamente as plantas de geração eólica representam a grande massa de usinas e de potência cadastradas, com 508 inscritos. As térmicas movidas a gás natural totalizam 8.506 MW de capacidade, distribuídos em 23 empreendimentos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.