A partir do acordo a Transpetro se compromete a dar informações sobre infra-estrutura de transportes e a EPE sobre o planejamento energético.
Redação
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Transpetro assinaram nesta quarta-feira (05/07), um acordo de intercâmbio de informações e cooperação técnica nas áreas de transporte de petróleo e derivados, gás natural e biocombustíveis.
A partir do acordo, a Transpetro se compromete a fornecer estudos e informações sobre infra-estrutura de transporte e terminais de armazenamento de líquidos e gás, incluindo investimentos em construção e dados econômicos para realização dos estudos de viabilidade necessários.
Em contrapartida, a EPE se compromete a dar informações sobre o Balanço Energético Nacional, projeções da matriz energética, estimativas de potenciais de recursos, dados sobre o modelo energético, estudos sobre o Plano Nacional de Energia e integração com outros países.
O Acordo de Cooperação engloba ainda a divulgação, por parte da EPE, de programas de eficiência energética, de planos de metas para conservação de energia, e de estudos voltados para a avaliação e ampliação da infra-estrutura de transporte de petróleo e derivados, gás nacional e biocombustíveis.
O convênio foi firmado no escritório-central da EPE, no Rio de Janeiro. Participaram da cerimônia, o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, e o diretor de Estudos Econômicos Energéticos, Amilcar Guerreiro; e pela Transpetro os diretores de Dutos e Terminais, Marcelino Guedes, de Gás Natural, Marcelo Rennó, e de Transporte Marítimo, Agenor Junqueira.
Juntamente com o Acordo, foi aprovado um plano de trabalho, que prevê a nomeação de representantes pelas duas empresas e a definição de reuniões periódicas, que darão origem a relatórios trimestrais sobre as atividades desenvolvidas. O Acordo de Cooperação tem prazo de vigência indeterminado.
Fale Conosco