OTC HOUSTON 2025

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

Redação TN Petróleo/Assessoria EPE
08/05/2025 14:50
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025 Imagem: Divulgação EPE Visualizações: 1581

Patrocínio de Cobertura

 

         

   

 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico "Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain". O estudo avalia alternativas técnicas e econômicas para o escoamento de biometano produzido a partir de resíduos da indústria sucroenergética, conectando sua produção à malha nacional de transporte de gás natural.

Elaborado pela equipe da EPE, o artigo apresenta um estudo de caso para analisar a viabilidade econômica de diferentes alternativas logísticas para integração do biometano à infraestrutura de gás natural, destacando o papel estratégico do aproveitamento de infraestrutura existente da cadeia de óleo e gás na viabilização da inserção de combustíveis renováveis na matriz energética brasileira.

Para além da comparação entre modais, o estudo ressalta a importância do planejamento logístico, da análise territorial e da articulação com produtores locais para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e alinhados à transição energética. A EPE reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com o fornecimento de subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento da infraestrutura energética do país.

O artigo foi elaborado pelos analistas Bianca Nunes de Oliveira, Gabriel Silva, Henrique Rangel, Gabriela Nascimento da Silva, Harnon Ramos, Luiz Paulo Barbosa e pelo superintendente adjunto Marcelo Alfradique, da Superintendência de Petróleo e Gás Natural (SPG), em coautoria com a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges (foto), que apresentou o trabalho na Conferência.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.