Internacional

Eólicas offshore já são aposta nos estaleiros de Gdansk

Os estaleiros navais de Gdansk, na Polónia, se tornarão a primeira estrutura de construção naval modificadas para apostar na energia eólica offshore, segmento que apresenta crescentes investimentos. As decisões sobre a reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que fec

Redação/ Agências
27/07/2011 14:29
Visualizações: 127
Os estaleiros navais de Gdansk, na Polónia, se tornarão a primeira estrutura de construção naval  modificadas para apostar na energia eólica offshore, segmento que apresenta crescentes investimentos.

O processo de readaptação, que devem sofrer os estaleiros navais de toda a Europa, têm sido alvo de estudo por parte da União Europeia, e muitos especialistas apontam para a indústria eólica como uma das portas de saída para esta indústria, que tem enfrentado forte concorrência asiática.

As decisões sobre a reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que fecharam 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros e acumulam um passivo que quase chega aos 200 milhões, foram adiadas para setembro. O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, deve se reunir com o secretário de Estado da Defesa para transmitir a "preocupação" da comunidade com a situação dos estaleiros da cidade e propor alternativas de negócio.

Enquanto que em Viana todas as hipóteses poderão estar ainda em estudo, os primeiros passos daquilo que pode ser uma "revolução" estão, de novo, a ser dados na Polónia e nos estaleiros de Gdansk. Já foi criada uma nova empresa, a GSG Towers, detida pelo estado polaco e por investidores ucranianos, que já dá resposta a algumas encomendas.

O vice-presidente da empresa, Thomas Gaardbom, disse acreditar nas condições necessárias para que o desafio que enfrentam conduza a uma aposta bem-sucedida. Para além das metas europeias de produção de energia limpa, agendadas para 2020, existe já a saturação do mercado alemão nas eólicas onshore, e que o único desenvolvimento que pode acontecer nesta área é a energia offshore. "Estamos a tentar posicionar-nos para esse mercado de offshore", assumiu Gaardbom. Os estaleiros de Gdansk se beneficiam de uma localização privilegiada no acesso às rotas marítimas através do Mar Báltico.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19