Rio Oil & Gas 2018

Enseada Indústria Naval marca presença na Rio Oil and Gas 2018

Redação/Assessoria
26/09/2018 14:51
Enseada Indústria Naval marca presença  na Rio Oil and Gas 2018 Visualizações: 592

A Enseada Indústria Naval está participando da Rio Oil & Gas 2018, entre os dias 24 e 27 de setembro, no Riocentro. Durante o evento, a empresa apresenta seu moderno parque industrial implantado no Recôncavo baiano. A Feira é o maior encontro das empresas de óleo e gás da América Latina e poucos estaleiros do país participam do evento.

O estande da Enseada oferece atendimento técnico especializado, além da distribuição de material institucional. No dia 25, terça-feira, a companhia realizou em seu estande (pavilhão 4 – M7) um coquetel, aberto ao público, com a presença de toda a diretoria da companhia.

A atual edição do evento tem como slogan “Energia para Transformar”, e sintetiza a retomada da indústria através da recuperação dos preços de petróleo e novos leilões previstos ainda para este ano, quanto para 2019.

Segundo Maurício Almeida, presidente da Enseada, a presença da empresa na feira marca o processo de reestruturação da companhia e oferece ao mercado um estaleiro pronto para operar nos mais altos padrões de produtividade e qualidade internacionais.

“Nossas instalações estão prontas para atender o mercado de construção de módulos de FPSO. Foi um investimento estratégico que assumimos e estamos preparados para a retomada do mercado de Óleo e Gás”, garante Almeida. Ainda segundo ele, “o Brasil possui empresas e profissionais qualificados para produzir aqui os navios e plataformas que o país precisa, gerando emprego e renda em diversas localidades do Brasil”, enfatizou o executivo.

Diferenciais

O setor de óleo e gás tem a maior participação no Business Plan da Enseada, e módulos de FPSOs tem destaque dentro deste setor. A empresa dispõe de uma área industrial muito grande (equivalente a 211 campos de futebol), com capacidade de construir módulos dentro da oficina e em heavy zones externas, debaixo do guindaste de 1.800t. O maior diferencial do estaleiro é o fato do guindaste de 1.800t poder se projetar sobre as águas, permitindo a integração de módulos com o casco flutuando. Ainda no setor de óleo e gás, a empresa mira os Navios Aliviadores DP2 e Cascos de FPSO. O mercado de cabotagem para navios de grande porte também é um importante negócio para a Enseada. A empresa tem capacidade de processar até 108 mil toneladas de aço por ano (equivalente a 6 navios Aframax por ano).

No momento a Enseada participa da tomada de preço para construir quatro Navios de Guerra (Corvetas) para a Marinha Brasileira. A empresa é parceira da francesa Naval Group (antiga DCNS) nesta concorrência, continuando a parceria de sucesso que o grupo tem no projeto dos submarinos brasileiros, em construção no Rio de Janeiro.

Sobre a Enseada

A Enseada é um dos maiores investimentos privados da Bahia nos últimos anos, sendo o veículo que consolidou todo o conhecimento e expertise dos seus acionistas no segmento de construção naval e offshore. O estaleiro está localizado em águas abrigadas e com calado profundo, onde não há a incidência de correnteza ou ventos. Além disso, não há concorrência de atracação com outras indústrias como em outras regiões. Gerando emprego e renda para a região do recôncavo baiano, o local é reconhecido como celeiro de grandes projetos offshore desde a década de 1980. Após um investimento de R$ 3 bilhões, hoje a Enseada possui o único estaleiro de 5ª geração do Brasil.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.