Rio Grande do Sul

Engevix antecipa em 5 meses a operação de Monjolinho

Jornal do Commercio
26/02/2009 03:02
Visualizações: 1202

A Usina Hidrelétrica Monjolinho, unidade da Engevix que está sendo instalada no Rio Grande do Sul, terá sua operação antecipada de novembro para junho. A usina, que terá 74 Megawatts (MW) de potência, demandou investimentos de R$ 252 milhões. A antecipação das obras, 89% já concluídas, permitirá que a empresa venda dois meses de sua geração (julho e agosto) no mercado livre de energia elétrica, cujos principais consumidores são as grandes indústrias, pelo preço spot (mercado à vista).

 

De acordo com o vice-presidente de Energia e Recursos Hídricos da Engevix, José Antunes Sobrinho, a partir de setembro até dezembro de 2010, a energia gerada pela usina está completamente comercializada a cliente da Engevix, cujo nome Antunes preferiu não revelar.

 

A partir de janeiro de 2011 e nos 20 anos seguintes a energia gerada por Mojolinho estará totalmente comprometida no mercado regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

A Engevix pretende fechar o ano com 175 MW de potência instalada. Ainda este ano, a empresa iniciará a operação de uma pequena central hidrelétrica de 14 MW, também no Rio Grande do Sul, chamada Moinho.

 

Segundo Antunes, a Engevix irá concentrar seus investimentos em projetos de geração de médio e pequenos portes. Nos grandes projetos de geração elétrica, afirmou, a empresa pretende atuar, por meio de sua subsidiária Desenvix, limitando-se à construção dos empreendimentos e não se envolvendo, portanto, na operação das unidades.

 

“Como geradora elétrica, queremos operar unidades de médio porte. Queremos investir em outras PCHs e também em uma usina de biomassa de cana-de-açúcar, em São Paulo. Nossa expectativa é chegar a 300 MW de capacidade instalada, em dois ou três anos”, afirmou Antunes.

 

A linha de transmissão de 138 kilowatts, que conduzirá a energia gerada por Monjolinho, já está em construção. Ela terá 18,5 quilômetros de extensão e levará a energia até a subestação de Passo Fundo, da Eletrosul.

 

A barragem da usina terá 74 metros de altura quando as obras forem encerradas. Até o momento, 70 metros já foram erguidos e a previsão é de que até maio a barragem esteja concluída. No mesmo mês deve ser iniciado o enchimento do reservatório.

 

As obras civis da casa de força estão 95% concluídas. No final do mês de abril, deverá ser concluída a montagem de uma turbina de 37 MW e do gerador da unidade 1.

 

Os testes dinâmicos (com água) começam em maio e a geração comercial está prevista para junho.A unidade 2 deve ser concluída em maio, a geração da segunda turbina deve começar na segunda quinzena de junho.

 


Outras partes da obra que devem ser concluídas em breve são o edifício de controle, a concretagem da tomada d’água, o vertedouro e as lajes da barragem.

 

A obra conta com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal. “Ficamos muito felizes com a antecipação das obras. Conseguiremos concluir a instalação da usina em 24 meses, o que é um recorde”, disse Antunes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.