Gás Natural

Eneva e Samarco firmam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre

Parceria terá duração de três anos e atenderá o Complexo de Ubu, no Espírito Santo.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eneva
20/02/2025 17:26
Eneva e Samarco firmam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 1110 (0) (0) (0) (0)

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, e a Samarco, joint-venture entre Vale e BHP Brasil e umas das principais mineradoras do país, assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no mercado livre ao Complexo de Ubu, no Espírito Santo.

O acordo, com início de suprimento em 1º de janeiro de 2025, terá duração de três anos. O fornecimento de gás será escalonado, com 40% do volume a ser consumido pela Samarco em 2025, 25% em 2026 e 15% em 2027.

A migração da Samarco para o mercado livre amplia seu acesso à energia mais competitiva e sustentável, reforçando seu compromisso com práticas eficientes com a economia significativa em comparação com o mercado cativo. Ao celebrar o contrato com a Eneva, a Samarco passa a ter 75% do seu consumo de gás suprido via mercado livre, uma evolução expressiva considerando-se os 10% registrados anteriormente.

Atualmente, a mineradora opera com 60% de sua capacidade produtiva instalada e conta com um plano para atingir 100% de sua capacidade até 2028.

"Seguimos em nossa retomada gradual e buscando o crescimento sustentável. Com o aumento da capacidade instalada, a Samarco prevê a produção de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro em 2025. Parcerias estratégicas, como esta para o fornecimento de gás com a Eneva, nos garantem maior competividade ao nosso produto e, ao final, contribuem para o desenvolvimento econômico local", afirmou Ailana Vilela, gerente-geral de Suprimentos da Samarco.

Para a Eneva, a parceria reforça o papel estratégico da companhia no desenvolvimento do mercado livre de gás no Brasil, ampliando sua carteira de clientes e contribuindo para a competitividade da indústria nacional. "Este contrato é um marco que coloca a Eneva como a principal fornecedora de gás na malha para mineradoras e expande seu objetivo desenvolver parcerias no mercado de gás com novas indústrias de outros setores. A parceria representa uma oportunidade de apresentar nossas soluções inovadoras e fornecer o suprimento atendendo a necessidade de cada cliente", destaca Marcelo Lopes, diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.

A parceria com a Samarco fortalece o desenvolvimento estratégico no mercado de gás e energia no Espírito Santo, onde a Eneva também possui contrato de suprimento com a Vale e opera três ativos de geração termelétricos, Povoação, Viana e Linhares, adquiridos recentemente.

A operação de gás natural "on grid" da Eneva é viabilizada pelas principais malhas de transporte de gás do país, geridas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, conectando de forma eficiente e segura as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

SOBRE A ENEVA - A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.


SOBRE A SAMARCO - A Samarco é uma empresa de capital fechado que atua no segmento de mineração, uma joint venture de propriedade da Vale e BHP Brasil. Com sede em Belo Horizonte (MG), possui unidades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo. O principal produto da empresa são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Com 47 anos, a Samarco retomou as operações em 2020, de uma maneira diferente, com novas tecnologias e mais segurança.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22