Termelétrica

Eneva conclui aquisição de usina Gera Maranhão

Operação integra a compra de quatro ativos de geração do BTG.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eneva
12/12/2024 12:22
Eneva conclui aquisição de usina Gera Maranhão Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 548 (0) (0) (0) (0)

A Eneva, operadora privada de gás natural onshore do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 11, a conclusão da aquisição da usina Geradora de Energia do Maranhão (Gera Maranhão). A transação, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), envolve a aquisição de ações representativas de 50% do capital social da Gera Maranhão que eram de titularidade dos acionistas que exerceram o direito de tag along em decorrência da aquisição, pela Eneva, em 14 de novembro de 2024, dos 50% de participação detida pelo BTG Pactual Holding Participações.

A operação consolida a capacidade contratada da companhia em 6,8 gigawatts (GW). A aquisição total da Gera Maranhão contempla o conjunto de quatro ativos adquiridos do BTG pela Eneva. As demais usinas estão localizadas no Espírito Santo. São elas: Linhares, Viana e Povoação.

Este movimento reforça a posição da Eneva como importante player em geração térmica no país, alinhado a uma estratégia de investimento em projetos que garantam a segurança energética do país e maior confiabilidade ao sistema elétrico brasileiro.

GERA MARANHÃO (MA) – A Usina Termelétrica Gera Maranhão é um parque térmico de geração de energia situado em Miranda do Norte, a 120 km de São Luís, no Maranhão. Possui duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II) com uma capacidade total de 332 MW.

SOBRE A ENEVA - A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
SOWITEC tem presença destacada no iBEM 2025
31/03/25
Margem Equatorial
Petrobras contribui para ampliação da plataforma contine...
30/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
29/03/25
Mulheres na indústria
Repsol Sinopec Brasil lança Prêmio Ciência Delas
28/03/25
Conteúdo Local
ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido ...
28/03/25
Refino
Acelen lança programa para fortalecer cadeia produtiva
28/03/25
Evento
Finanças solidárias na Bahia: workshop promovido pela SD...
28/03/25
Pernambuco
Capacidade de processamento da RNEST é ampliada com conc...
28/03/25
Internacional
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
28/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Encerramento do iBEM 25: Um Marco na Discussão Energétic...
28/03/25
IBEM25
iBEM 25: Conferência discute desafios da reciclagem de a...
27/03/25
IBEM25
Empresa promove momentos de bem estar a participantes do...
27/03/25
IBEM25
Confraternização iBEM 25 abriu espaço intimista para Net...
27/03/25
Pessoas
Marcio Felix é reeleito presidente da ABPIP
26/03/25
IBEM25
Copastur Energy marca presença no iBEM, oferecendo a pos...
26/03/25
IBEM25
Protagonismo da Bahia em geração de energia renovável é ...
26/03/25
IBEM25
Plenária de energias integradas discute vertentes ligada...
26/03/25
Rio de Janeiro
Rede de Oportunidades para fornecedores da Firjan SENAI ...
26/03/25
IBEM25
Encontro internacional na Bahia é aberto com representaç...
26/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.