Operação integra a compra de quatro ativos de geração do BTG.
Redação TN Petróleo/Assessoria EnevaA Eneva, operadora privada de gás natural onshore do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 11, a conclusão da aquisição da usina Geradora de Energia do Maranhão (Gera Maranhão). A transação, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), envolve a aquisição de ações representativas de 50% do capital social da Gera Maranhão que eram de titularidade dos acionistas que exerceram o direito de tag along em decorrência da aquisição, pela Eneva, em 14 de novembro de 2024, dos 50% de participação detida pelo BTG Pactual Holding Participações.
A operação consolida a capacidade contratada da companhia em 6,8 gigawatts (GW). A aquisição total da Gera Maranhão contempla o conjunto de quatro ativos adquiridos do BTG pela Eneva. As demais usinas estão localizadas no Espírito Santo. São elas: Linhares, Viana e Povoação.
Este movimento reforça a posição da Eneva como importante player em geração térmica no país, alinhado a uma estratégia de investimento em projetos que garantam a segurança energética do país e maior confiabilidade ao sistema elétrico brasileiro.
GERA MARANHÃO (MA) – A Usina Termelétrica Gera Maranhão é um parque térmico de geração de energia situado em Miranda do Norte, a 120 km de São Luís, no Maranhão. Possui duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II) com uma capacidade total de 332 MW.
SOBRE A ENEVA - A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.
Fale Conosco
21