Bahia Oil & Gas Energy

Eneva, 3R Petroleum, PetroReconcavo e Brainmarket participam da Plenária Petronor

Bahia Oil & Gas Energy 2024

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/06/2024 12:00
Eneva, 3R Petroleum, PetroReconcavo e Brainmarket participam da Plenária Petronor Imagem: Divulgação Visualizações: 1391 (0) (0) (1) (1)

Patrocínio de cobertura: 

No dia 24/05, durante a feira Bahia Oil & Gas Energy 2024, foi realizada na Plenária Petronor o painel com o tema: “Desafios do mercado de manutenção de rotina e paradas de manutenção em ativos industriais”, no qual estiveram presentes as empresas Eneva, 3R Petroleum, PetroReconcavo e Brainmarket. Os painelistas discutiram sobre os desafios do mercado de manutenção de rotina e paradas em ativos industriais onshore.

Pela  Eneva, Anselmo Mariano e Pedro Taveira apresentou um portfólio com capacidade de geração de energia de 5,95 GW, além deum pipeline de projetos para os complexos Azulão, Parnaíba, Futura e Hub Sergipe. Além disso, foi abordada a estratégia de manutenção na qual se define o escopo de trabalho, considerando um cenário de despacho de até 2,8MMm3/dia e uma janela de 6 dias despressurizado, dessa forma, trabalha-se o planejamento dos pacotes de execução para as unidades de tratamento de gás. As usinas térmicas e solares da Eneva possuem estratégias de paradas distintas, de acordo com fatores internos e externos.

A empresa abordou seu modelo de contratação de fornecedores que inclui memoriais descritivos, segregados por pacotes de contratação, visando consolidação de escopos, quando aplicável. A depender das especificidades de cada escopo, são trabalhados modelos de remuneração distintos e seus pacotes de contratação que buscam a negociação de indicadores de nível de serviço, e diferentes modelos de remuneração, podendo ser: preço global, preços unitários ou por disciplina. As contratações são acompanhadas, semanalmente, pela área de suprimentos junto com as equipes de manutenção e operação até a conclusão de todos os processos e realização de reuniões de Kick-off.

Para a Eneva, os principais desafios são o recebimento da demanda com antecedência para que a contratação de materiais e serviços sejam realizados conforme cronograma,aderência aos requisitos de HSE na pré-qualificação, além da disponibilidade de fornecedores exclusivos nas janelas disponíveis para parada geral. A empresa busca trabalhar com o desenvolvimento de fornecedores locais que sejam aptos tecnicamente para execução, que consigam atender as demandas para mobilização (ex: documentação de integração) e que aumentem a utilização de SLA´s de atendimentos nos contratos de parada geral.

Joedson Morais da 3R Petroleum  apresentou as operações no midstream e downstream com um portifólio variado, informando que a 3R Petroleum possui 33 concessões na Bacia do Potiguar. A empresa atua em 5 estados, está presente em 40 municípios e possui mais de 50 concessões em 4 bacias sedimentares. A empresa processou no refino, em abril, no Ativo Industrial de Guamaré-RN, aproximadamente 35 mil BPD, além de produzir GLP, Nafta, Qav, Mgo, S500, Bunker e GN, empregando cerca de 1.200 profissionais (diretos e indiretos).  Em 2023, foram realizadas com sucesso paradas gerais de manutenção nas unidades de processamento de gás natural, diesel e querosene de aviação, permitindo cumprir os requisitos da NR-13, bem como atingir os objetivos planejados de manutenir equipamentos para assegurar a produção, confiabilidade e a segurança operacional dos principais sistemas do ATI.

Por fim, a PetroReconcavo (Stênio Tavares) apresentou os processos de Gestão de Manutenção em Ativos de Sondas & Serviços. O portfólio de Sondas e Serviços da empresa é diversificado, com foco em operações em poços e inspeções de equipamento. Sua gestão de integridade de ativos é realizada utilizando normas e melhores práticas da indústria, com uso de ferramentas digitais e vem se consolidando nos últimos anos, com foco nas sondas de WO e Perfuração e expandindo sua atuação por toda sua frota de Sondas e Serviços. Seu processo de Gestão de Integridade de Ativos de Sondas & Serviços já reduziu a indisponibilidade mecânica em 50%, gerando um valor anual para a companhia de mais de R$ 7 milhões.

Além das gestões de manutenção diárias, a PetroReconcavo tem um programa de integridade com paradas programadas das sondas, utilizando como base as normas nacionais e internacionais.

Para a PetroReconcavo, o mercado onshore de O&G brasileiro enfrenta desafios para manter a excelência e competitividade, destacando-se a falta de disponibilidade de serviços qualificados e de serviços específicos, além da disponibilidade de equipamentos e de mão-de-obra qualificada e/ou especializada.

Já pela BrainMarket, Eduardo Aragon apresentou as modalidades de contratação utilizadas em serviços de manutenção e paradas, além de apresentar os principais requisitos que os fornecedores desses serviços precisam cumprir.  Também foi destacado os riscos, neste tipo de atividade, que incluem a falta de mão de obra qualificada e a inexistência de um banco de dados que identifique esses profissionais com precisão e rapidez.

A empresa abordou sobre a expectativa da realização de grandes investimentos em CAPEX, que irá impactar, ainda mais, no problema da mão de obra já escassa e com baixa qualificação. Para que uma prestadora de serviços esteja devidamente qualificada a realizar paradas de manutenção, ela precisa de um corpo técnico que comprove experiência. Com isso, já se torna fundamental o monitoramento, em tempo real, com câmeras, do rastreamento da mão de obra e de uma gestão online com utilização de drones.  

Para concluir, a BrainMarket apresentou uma relação com os Ativos Onshore Privados e da Petrobras e o calendário de Paradas de Manutenção de segmentos industriais programadas para o ano de 2024 envolvendo mais de 500 mil contratações de MO. O painel foi conduzido pelo mediador João Henrique, PMO da Qualidados Engenharia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sindigás
Sindigás promove o 12º Encontro do Fórum Permanente do G...
22/10/24
Descarbonização
Estudo do IBP indica tecnologias para descarbonizar indú...
21/10/24
Pré-Sal
ANP aprova estudos de novos três blocos exploratórios no...
21/10/24
SPE
Segurança Operacional é inegociável
21/10/24
Bahia
Novas obras farão retomar as atividades de construção na...
21/10/24
Energia Eólica
Hitachi Energy participa da Brazil Windpower para fortal...
21/10/24
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20