Jirau

Enersus ainda vê chance

Jornal do Commercio
28/11/2008 02:59
Visualizações: 156

O presidente do consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), Victor Paranhos, disse nestq quinta-feira que é possível que a hidrelétrica de Jirau comece a gerar energia em 2012 como pretende o consórcio. “Ainda não perdemos a janela hidrológica. Mas, esperamos que a liminar (que suspendeu as obras de Jirau) caia até, no máximo, a próxima segunda-feira”, disse.

 

Paranhos explicou que, para contornar os atrasos, os engenheiros do consórcio elaboraram um projeto mais otimizado das obras, que permite o cumprimento do cronograma mesmo com os atrasos, sem gerar impactos ambientais adicionais.

 

Paranhos afirmou que, para que a usina comece a gerar em 2012, a ensecadeira tem de estar concluída até o final de janeiro do ano que vem. Para que isso aconteça, a obra precisa começar até aproximadamente o dia 15 de dezembro já que a construção da ensecadeira leva de 30 a 45 dias para ser concluída.

 

“Dependemos de São Pedro que, por enquanto, está ajudando. No momento, a vazão do Rio Madeira está 20% abaixo da média histórica para essa época do ano. Por enquanto, dá para aproveitar”, disse.

 

Ele, entretanto, salientou que, uma vez derrubada a liminar, a obra da ensecadeira não começará de imediato porque ainda é preciso concluir a estrada de acesso ao canteiro - de sete quilômetros totais já foram feitos quatro - e também abrir uma pedreira para retirar as rochas que serão utilizadas na ensecadeira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.