Etanol

Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas para a safra 2025/26

Assessoria Enersugar
10/04/2025 09:25
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas para a safra 2025/26 Imagem: Divulgação Enersugar Visualizações: 1553

Promover a troca de informações, programar as atividades de trabalho, coordenar ações e fazer o alinhamento das equipes de todos os setores para a safra 2025/2026, prevista para começar em 15 de abril, com meta de moagem de 1,7 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Estes foram os objetivos do 5º Workshop Enersugar, o tema geral “Construindo história, consolidando resultados”, realizado na última sexta-feira (04/04), no centro de convenções do Hotel HD Park, em Assis. 


O evento reuniu sócios-proprietários, diretores, gerentes e lideranças que atuam nas áreas agrícola, administrativa, industrial, operacional e comercial para a apresentação das metas de qualidade, desempenho e rendimento na usina. O Conselho de Acionistas foi representado pelos sócios Sylvio Ribeiro e Amábile Finotti, viúva do fundador Dorival Finotti, acompanhada dos filhos Gabriel e Marília.

O diretor-geral Melchiades Terciotti (CEO) destacou os objetivos do Workshop enfatizando que a Enersugar desenvolve trabalho robusto e tem como filosofia cuidar dos detalhes para continuar alcançando as metas. Destacou o orgulho de contar com muitos talentos na empresa, profissionais capacitados a solucionar problemas, e pediu o compromisso de todos em atingir os objetivos no próximo ciclo produtivo.

Sylvio Ribeiro enfatizou o franco crescimento da Enersugar, lembrando que ela nasceu em 2020, em um período de incertezas ocasionado pela pandemia, e que mostrou elevada capacidade de superação dos desafios até atingir o status atual como empresa sólida e confiável na região. O sócio destacou o empenho em manter o trabalho com governança e administração profissionais e funcionários altamente qualificados, para aproveitar as novas oportunidades de crescimento e manter a história de sucesso da usina. 

AGRÍCOLA - Após apresentação inicial do setor de Segurança do Trabalho, com o engenheiro Valdinei Ribeiro, o gerente agrícola Valter Sticanella, acompanhado do supervisor de colheita e logística Gilson Moura, falou sobre as parcerias com fornecedores para a contratação da cana necessária para atingir a meta de moagem, destacando que a Enersugar já está próxima de atingir 1,7 milhão de toneladas previstas para a próxima safra.

O gerente-agrícola confirmou parcerias para o plantio de mais de 4 mil hectares de cana, que serão colhidas a partir da próxima safra (26/27), garantindo matéria-prima para futuras expansões, citando o fornecimento de vinhaça e torta de filtro, para fertilização dos canaviais, e a aplicação de maturadores com o uso de drone. Gilson Moura falou sobre a programação de colheita e de logística.

ADMINISTRAÇÃO - A programação da tarde no workshop incluiu a premiação do quiz, que testou o conhecimento dos colaboradores sobre fatos importantes da Enersugar, seguida de apresentações das áreas administrativas, com os coordenadores de Finanças (João Dias), Recursos Humanos (Mayara Egídio), Tecnologia da Informação (Victor Hugo Oliveira), Suprimentos (Antônio Rodrigo Scalada), Almoxarifado (Marcelo Sampaio) e Comercialização (Antônio Augusto Polizel), que falaram sobre os objetivos e metas para a safra 2025/2026.

Também foi realizada a plenária, em que os diretores geral (Melchiades Terciotti) e industrial (Antônio Viesser), juntamente com os gerentes agrícola (Valter Sticanella), administrativo (Marcelo Avanzi) e Financeiro (João Dias) responderam questões da organização e fizeram estimativas para o futuro da empresa no próximo quinquênio. Marilia Finotti encerrou os pronunciamentos destacando os trabalhos desenvolvidos, lembrando o sentimento de orgulho e satisfação de pertencer à família Enersugar.

A organização do workshop fez homenagens a funcionários que atuam desde a primeira safra na usina e o diretor-geral Melchiades Terciotti foi o destaque pela estruturação da empresa e condução dos trabalhos desde 2020. Em discurso, ele agradeceu a confiança do sócio Dorival Finotti, que faleceu no final de 2023, e dos demais acionistas da Enersugar, lembrando ainda que o crescimento da usina é resultado da união de forças de todos os envolvidos com a organização.

Indústria transforma desafios em conquistas
O setor industrial da Enersugar, que foi o grande destaque nas últimas safras, apresentou os parâmetros para operação da usina, visando eficiência e redução de perdas. As apresentações foram feitas pelos supervisores Rodrigo Luziano (extração e manutenção), Oádann Nunes (utilidades), Juliano Fadoni (produção de açúcar, etanol e levedura) e Elisangela Lucio de Souza (controle de qualidade).

O diretor-industrial Antônio Viesser falou sobre as expectativas da safra 2025/2026, que prevê a produção de 140 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose), 50 milhões de litros de etanol hidratado e 40 mil MWh de energia elétrica na planta de cogeração. Lembrando o tema geral da apresentação, mostrou fotos da indústria (antes e depois) para detalhar os investimentos que garantem mais disponibilidade de tempo de operação e a eficiência na produção, incluindo diversas aquisições, adequações, melhorias e reativação de equipamentos para garantir boa performance, citando valores mobilizados para cada uma das ações. Destacou também as iniciativas para alinhamento da empresa às normas da legislação ambiental e trabalhista, tornando as atividades mais seguras e sustentáveis. 

A apresentação de um vídeo, que mostrou a evolução da Usina Enersugar em suas cinco primeiras safras, causou supresa e emoção nos participantes do 5º Workshop. Em complemento, o gerente-administrativo Marcelo Avanzi citou a boa sintonia das equipes (administração, indústria e agrícola), lembrou da qualidade dos profissionais e enfatizou o empenho dos colaboradores para o sucesso das atividades durante as safras realizadas até o momento. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.