Energia solar

Energia Solar Cresce 134,97% A Mais No Primeiro Trimestre de 2019 Do Que Em 2018

Redação/Assessoria
20/05/2019 18:36
Visualizações: 230

Nos últimos anos, a oferta de incentivos e a crescente procura dos brasileiros pelos sistemas de energia solar impulsionou o mercado nacional a níveis similares ao de países estrangeiros.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que controla o segmento de geração distribuída, somente no primeiro trimestre deste ano foram 13.941 novas instalações.

Isso representa um crescimento de 134,97% em relação ao mesmo período de 2018, quando haviam sido conectados 5.933 sistemas à rede das distribuidoras do país.

Em termos de potência, o volume de sistemas instalados até o final de março deste ano já acumulava 157,3 megawatts (MW), 132,69% a mais que os 67,6 MW de 2018.

De acordo com os representantes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o aumento na procura pela tecnologia se deve principalmente a dois fatores: a queda dos seus custos nos últimos dez anos e o inverso aumento no valor da conta de luz.

Somam-se a isso os vários incentivos oferecidos para quem deseja instalar as placas solares, incluindo isenções tributárias sobre a energia produzida e consumida.

São nessas placas que começa o funcionamento dos geradores solares, melhor conhecidos como sistemas fotovoltaicos, que captam e convertem a luz do sol em energia elétrica limpa.

Toda energia gerada durante o dia e que não é consumida naquele momento é enviada a rede elétrica pública, sendo emprestada para a distribuidora local que compensa posteriormente o consumidor com créditos energéticos.

O consumidor então usa esses créditos para abater da energia que consumiu da rede nos momentos em que o sistema não está produzindo, ou seja, à noite, e dessa forma consegue reduzir em até 95% a sua conta de luz.

Esse sistema de créditos é o grande marco do segmento distribuído criado pela ANEEL em 2012, que projeta um público total de 886.700 brasileiros com energia solar até 2024.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13