Análise

Energia renovável manterá demanda agrícola em alta

Valor Econômico
26/06/2009 04:21
Visualizações: 530

O economista Guilherme Dias, da USP, acredita que o uso de energias renováveis manterá em alta a demanda internacional por produtos agrícolas. De acordo com ele, caso o preço do barril de petróleo se mantenha acima dos US$ 60, haverá espaço para o uso da bioenergia em diversos setores da economia.

 


Dias acredita que novas fontes de energia podem significar uma nova renda para o setor agroindustrial sem nenhuma ligação com o setor de alimentação.

 

“Isso pode indicar duas décadas interessantes pela frente, com a agroindústria aumentando a produção sem que os preços caiam e causem a expulsão de recursos”, ponderou Dias, que participou da mesa-redonda “Crise e desenvolvimento produtivo: repercussões e oportunidades”, evento que faz parte da semana de comemorações pelos 57 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),

 

Dias acrescentou que a recuperação da agroindústria, ao contrário de outros setores industriais afetados pela crise internacional, depende do mercado externo. Segundo ele, a estrutura do setor no Brasil é voltada para a exportação.

 

“Não tem outro jeito para o setor agroindustrial. O negócio é apostar na exportação”, afirmou. De acordo com ele, o país deve melhorar a infraestrutura logística para aumentar a confiança dos países emergentes na capacidade de fornecimento brasileira. Dias explicou que, em um cenário de crescimento dos mercados emergentes, a saída é uma estratégia de distribuição mais complexa, com adaptações às restrições destes países.

 

“Temos que nos aproximar dos emergentes e discutir os critérios de segurança alimentar e as restrições e entrar no jogo. Temos que dominar mais esse espaço”, ressaltou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
16/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23