Parceria

Energia renovável é tema do Diálogo Brasil-Alemanha

Ministério de Minas e Energia sedia palestra sobre experiência alemã.

Assessoria MME/Redação
26/02/2016 17:10
Visualizações: 434

O Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Embaixada Alemã, realizou nesta sexta-feira (26/2) a palestra “Os desafios à inserção de fontes renováveis intermitentes na matriz energética: a experiência alemã”, no âmbito do Diálogo em Energia Brasil-Alemanha. Na abertura do evento, o secretário-executivo do MME, Luiz Eduardo Barata, afirmou que o Brasil pode aprender muito com a experiência alemã na expansão das energias renováveis.

“Nossos países são conhecidos por suas matrizes limpas e renováveis, e estamos muito empolgados com os projetos de cooperação assinados pela presidenta Angela Merkel e pela presidenta Dilma Rousseff em 2014.”, afirmou Barata, que destacou que o debate sobre esse assunto pode promover e disseminar uma visão mais ampla sobre a expansão das energias renováveis.

“O caminho percorrido pela Alemanha será útil para o Brasil, que agora expande as fontes renováveis em sua matriz”, disse.Na abertura da palestra, o ministro Claudius Fischbach, da Embaixada da República Federal da Alemanha, listou as parcerias que já estão em curso em Brasil e Alemanha na área de energias renováveis, como a instalação de placas solares nas instalações da Eletrosul e no Estádio Mineirão.

“Vemos com certa inveja a matriz elétrica de países como o Brasil. A taxa de insolação é muito elevada no Brasil. A menor taxa de insolação aqui é maior do que a maior taxa de insolação vista na Alemanha”, disse Fischbach.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, salientou que o evento foi essencial para entender a transição energética da Alemanha e que a experiência Alemã será um grande estimulo ao Brasil.

“Observo com satisfação a superação da Alemanha com relação as fontes renováveis. Isso é um grande estimulo para que o Brasil prossiga com projetos nessa área. Espero que nosso país e a Alemanha sejam grandes exemplos para o mundo em energia renovável”, destacou Altino.

Participaram da abertura do evento, Luiz Eduardo Barata, Claudius Fischbach, e pelo secretario de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura Filho, e pela assessora do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Franziska Tröger. A palestra foi ministrada pelo professor Doutor Manfred Fischdick.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19